5 mitos sobre Business Intelligence
8 de maio de 2022
Ainda hoje, muitas empresas têm receio em implementar novos sistemas em seus processos, atrelando isso a uma imagem negativa de complexidade ou custos elevados.
Nesse artigo, confrontaremos 5 mitos acerca dos softwares de inteligência de negócios, ou, como mais conhecidos, business intelligence (BIs).
1 – BIs só funcionam em grandes empresas
De fato, há alguns anos muitas empresas médias e pequenas ainda estavam em processo de digitalização de suas informações. Hoje, com praticamente 100% dos processos passando pelos meios digitais, do cadastro de cliente ao faturamento, criou-se a necessidade de analisar todos esses dados de forma inteligente e produtiva.
Softwares de BI cumprem o papel de permitir análises desses dados de forma prática e intuitiva, sem perdas de tempo, e com insights valiosos.
Hoje, há opções de BI no mercado super viáveis para pequenas e médias empresas, e com processos de integração simples e intuitivos, para que qualquer profissional de TI seja capaz de ligar os dados do software aos da sua empresa.
2 – É caro
Já se foi o tempo em que era caro demais adquirir um software de BI. Hoje, com a popularização dessas plataformas de análises, junto a uma maior concorrência e facilidade de implantação, os softwares de BI estão super acessíveis para empresas de todos os tamanhos.
Além disso, a maioria dos BIs do mercado oferecem o software por meio do modelo de assinatura, que requer um baixo investimento para uso da plataforma, e que geralmente acaba se pagando com a economia de tempo gerado pelos usuários e mão de obra técnica economizada.
3 – Requer manutenção
Falso. Já se foi o tempo que plataformas de BI eram verdadeiras ferramentas de programação.
Hoje, há as plataformas customizáveis como o Power BI, que oferecem uma interface familiar e centenas de vídeo-aulas em português na internet, e plataformas prontas para uso, como o Salescope BI, que não requer absolutamente nenhum profissional e já trás todas as visões prontas para uso.
4 – É difícil de usar
Pelo contrário: o uso de BI serve a facilitar a vida de seus usuários.
Ao invés de se deparar com dezenas de planilhas, fórmulas de Excel e tabelas dinâmicas, o usuário de BI gera suas análises por meio de cliques e navegação, como se estivesse utilizando um app.
5 – Planilhas podem substituir um BI
De fato, na maioria das vezes planilhas realmente podem chegar no mesmo resultado de um BI. Porém, a que custo? Quantas horas de seu dia você gastaria gerando análises que levam segundos em um BI?
Veja algumas vantagens do BI:
- Economia de tempo: Análises que levaria horas são feitas em poucos cliques;
- Economia financeira: Ao invés de desenvolvimento de sistemas internos e planilhas, os BIs já trazer soluções prontas para uso e que não requerem pessoal técnico;
- Produtividade: uma navegação intuitiva de um BI permite que seu uso acompanhe sua linha de raciocínio;
- Consistência com informações centralizadas: evita o problema comum em empresas de “cada planilha tempo um valor”.
- Segurança dos dados: você define qual usuário pode acessar o que;
- Segurança do ambiente: você pode fornecer acesso a qualquer usuário de home office, inclusive representantes, sem a necessidade de abrir o servidor de arquivos de sua empresa;
Experimente grátis
E aí, já está convencido a utilizar um BI em sua empresa? O Salescope BI possui dezenas de módulos de análises prontos para uso e permite o teste gratuito por 30 dias, seu custos ou compromisso.
Comece a testar gratuitamente agora mesmo.