Como descobrir quantos clientes foram perdidos no ano
16 de maio de 2022
Seja para uma análise de ganhos x perdas, ou para uma ação de recuperação de clientes, gestores precisam ter acesso fácil à informação de clientes perdidos.
Neste tutorial você descobrirá como é fácil identificar os clientes que deixaram de comprar de sua empresa utilizando uma ferramenta de BI.
Preparando o ambiente
Os passos vistos nesse tutorial utilizam o software de gestão comercial Salescope BI. Se você ainda não o utiliza em sua empresa, baixe uma versão gratuita aqui.
Relatório de clientes perdidos
Pronto, agora com o software instalado, é muito simples conseguir a informação de clientes perdidos. Vamos começar trazendo um relatório com as datas da perdas.
Em nosso exemplo, vamos criar um relatório com todos os clientes perdidos em 2022.
Abra o Salescope BI, e clique no menu “Histórico de Atividade”. Este menu cria um extrato da vida de cada cliente, da data da primeira compra até a data de perda.
Após abrir o módulo desmarque todas as opções, deixando apenas “Inativos” marcada.
Por fim, selecione o ano de 2022 no calendário.
E pronto, temos um relatório com todos os clientes perdidos em 2022.
Mapa de clientes perdidos
O Salescope BI possui dezenas de visualizações prontas para uso. Quer ver mais uma? Podemos ver nossos clientes perdidos no Google Maps.
Para isso, clique no menu Mapas > Atividade.
Em seguida desmarque todas as opções de atividade, deixando apenas a “Inativos” marcada.
E pronto, temos um mapa com a localização de todos os seus clientes perdidos em 2022. Fácil, não?
Teste agora
Chegou a hora de testar com as suas vendas! Baixe agora uma versão gratuita do Salescope BI e conheça na prática as dezenas de módulos de análises para gestores.