IA para gestores: analise sua empresa de forma inteligente
8 de junho de 2024
Já pensou utilizar o poder da inteligência artificial na gestão de sua empresa e equipe comercial?
Uma ferramenta de business intelligence (BI) com IA permite a você identificar poderosos insights rapidamente, ajudando a expandir suas vendas e evitar a perda de clientes.
Alguns dos recursos que um BI com IA pode lhe fornecer:
- Previsão futura de vendas;
- Identificar clientes com potencial de perda (churn);
- Recomendação de produtos para clientes;
- Dentre outros.
Vamos conhecer na prática como o Salescope BI implementa esses três recursos com IA.
Previsão futura de vendas
Geralmente gestores utilizam algumas fórmulas em Excel para identificar o quando sua empresa irá vender nos próximos meses.
Porém, esses cálculos geralmente são “lineares”, ou seja, são previsões não costumam identificar flutuações sazonais naturais de cada mercado.
Por isso, a previsão de vendas é uma oportunidade excelente de se utilizar IA. A inteligência do Salescope BI identifica automaticamente diversos pontos, como:
- Ciclo de vida das vendas;
- Flutuações recentes;
- Aumento recente das vendas;
- Crescimento da carteira de clientes.
Com base nesses pontos, ele consegue identificar de forma muito próxima à realidade qual será as vendas no mês, trimestre, semestre ou ano.
Tudo isso é feito de forma automática e pode ser segmentado, por estado, marca, representante ou qualquer outra visão comercial.
Identificar clientes com risco de perda
Alguns estudos sugerem que recuperar um cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que evitar sua perda, isso sem falarmos em casos que pode se tornar impossível a recuperação.
E o que define que um cliente deixará de comprar de sua empresa?
Alguns comportamentos do cliente, como a frequência de compra, valor dos pedidos e variedade de produtos adquiridos podem ser ótimos indicadores de avaliação de churn (perda).
O Salescope BI identifica, com base no histórico de churns, quais os pontos de maior relevância para seus clientes, e com base neles identifica clientes de carteira com o risco de serem perdidos.
Lembre-se de que não adianta abrir novos clientes quando a saída de clientes antigos é maior que a entrada, no saldo final seu faturamento estará diminuindo. Por isso a importância de se identificar esses clientes sempre o quanto antes.
Recomendação de produtos
Ao acessar um e-commerce, como a Amazon ou o Mercado Livre, ele te sugere novos produtos de acordo com o seu perfil, que podem lhe induzir a realizar uma nova compra.
Essas sugestões são baseadas em diversos fatores, como seu histórico de compras, de visitas e de acordo com o seu perfil em relação a outros usuários.
Já pensou levar essa inteligência para seus clientes?
O Salescope BI descobre automaticamente, com base no perfil e histórico do cliente, quais os produtos com maiores chances de vendas.
A IA do Salescope ainda categoriza os produtos recomendados como “Sucessos de vendas”, “Maiores fidelizadores de clientes” e “Novidades”.
Está pronto para levar o poder do IA para a sua empresa?
Você pode testar hoje mesmo todo o poder do Salescope BI. Clique aqui e conheça nossa solução de análises.