Salescope 26: Previsão de perda de cliente com IA
17 de dezembro de 2021
O Churn, ou perda de clientes, é um dos indicadores mais utilizados por gestores comerciais, e indica a taxa de clientes que deixam de comprar da empresa ao longo do tempo. O churn é um contraponto à taxa de abertura de clientes, e juntos, podem indicar um crescimento ou diminuição da carteira de clientes.
Hoje, estamos lançando uma novidade que vai um passo além da análise de churn: a Previsão de Churn.
Previsão de Churn
Você já se imaginou utilizando inteligência artificial em suas análises? É exatamente o que trouxemos no Salescope 26 com o novo indicador Chance de Perda (ou previsão de churn).
A partir do módulo Atividade da Carteira, agora você tem acesso a um elaborado índice de previsão de perda do cliente, onde o cliente pode ir da taxa de 1% (cliente extremamente fiel e com baixa chance de inatividade) à 99% (será perdido em breve se não for tomada uma ação rápida).
A nova previsão de perda permite ações comerciais e de marketing direcionadas a clientes específicos, seja com campanhas de fidelização ou promocionais.
Caso o Salescope note algum motivo específico para o cliente estar em risco, ele também exibirá, no painel de detalhes do cliente, uma ou mais sugestões para melhorar o índice do cliente.
Como é calculado esse índice?
Graças à evolução das tecnologias de I.A., conseguimos criar um algoritmo eficiente, customizado para cada empresa e com ótima taxa de confiabilidade.
O Salescope realiza milhares de operações matemáticas, comparando o comportamento de compra de cada cliente com o restante da carteira e cruzando com o histórico de vendas da empresa para definir um percentual de risco do cliente ser perdido.
Os parâmetros mais importantes analisados individualmente por cada cliente são:
- Há quanto tempo o cliente não compra;
- Frequência de compra do cliente;
- Variedade de produtos comprados recentemente;
- Evolução do valor de vendas (se está em ascenção ou queda).
Nova adição de filtros
Também lançamos novidades em outras áreas do Salescope. A janela de adicionar filtros foi reformulada, e como resultado resultado, está 5x mais rápida e com novos recursos.
Logo de início, você irá notar os novos botões de seleção no topo da janela: eles tornam muito mais fácil a seleção de conjuntos de filtros.
Nomes grandes, que antes eram “cortados”, agora são exibidos por completo.
A busca também foi reformulada e está até 3x mais veloz.
E mais
O módulo Evolução de Vendas agora exibe gráficos com muito mais períodos que antigamente, permitindo analisar o crescimento de vendas no detalhe.
E, neste versão, oficializamos o novo nome Salescope BI, substituindo o antigo Salescope Mapas.
Gostou das novidades? Continue nos acompahando, toda semana lançamos um artigo novo com as novidades!