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Salescope 26: Previsão de perda de cliente com IA

Postado por Bruno Soares
17 de dezembro de 2021

O Churn, ou perda de clientes, é um dos indicadores mais utilizados por gestores comerciais, e indica a taxa de clientes que deixam de comprar da empresa ao longo do tempo. O churn é um contraponto à taxa de abertura de clientes, e juntos, podem indicar um crescimento ou diminuição da carteira de clientes.

Hoje, estamos lançando uma novidade que vai um passo além da análise de churn: a Previsão de Churn.

Previsão de Churn

Você já se imaginou utilizando inteligência artificial em suas análises? É exatamente o que trouxemos no Salescope 26 com o novo indicador Chance de Perda (ou previsão de churn).

A partir do módulo Atividade da Carteira, agora você tem acesso a um elaborado índice de previsão de perda do cliente, onde o cliente pode ir da taxa de 1% (cliente extremamente fiel e com baixa chance de inatividade) à 99% (será perdido em breve se não for tomada uma ação rápida).

A nova previsão de perda permite ações comerciais e de marketing direcionadas a clientes específicos, seja com campanhas de fidelização ou promocionais.

Caso o Salescope note algum motivo específico para o cliente estar em risco, ele também exibirá, no painel de detalhes do cliente, uma ou mais sugestões para melhorar o índice do cliente.

Como é calculado esse índice?

Graças à evolução das tecnologias de I.A., conseguimos criar um algoritmo eficiente, customizado para cada empresa e com ótima taxa de confiabilidade.

O Salescope realiza milhares de operações matemáticas, comparando o comportamento de compra de cada cliente com o restante da carteira e cruzando com o histórico de vendas da empresa para definir um percentual de risco do cliente ser perdido.

Os parâmetros mais importantes analisados individualmente por cada cliente são:

  • Há quanto tempo o cliente não compra;
  • Frequência de compra do cliente;
  • Variedade de produtos comprados recentemente;
  • Evolução do valor de vendas (se está em ascenção ou queda).

Nova adição de filtros

Também lançamos novidades em outras áreas do Salescope. A janela de adicionar filtros foi reformulada, e como resultado resultado, está 5x mais rápida e com novos recursos.

Logo de início, você irá notar os novos botões de seleção no topo da janela: eles tornam muito mais fácil a seleção de conjuntos de filtros.

Nomes grandes, que antes eram “cortados”, agora são exibidos por completo.

A busca também foi reformulada e está até 3x mais veloz.

E mais

O módulo Evolução de Vendas agora exibe gráficos com muito mais períodos que antigamente, permitindo analisar o crescimento de vendas no detalhe.

E, neste versão, oficializamos o novo nome Salescope BI, substituindo o antigo Salescope Mapas.

Gostou das novidades? Continue nos acompahando, toda semana lançamos um artigo novo com as novidades!

Tags: análise de churn / business inteligence / churn rate / ia / inteligência artificial / perda de clientes

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