Como descobrir a chance de perda de clientes (churn)
4 de janeiro de 2022
Qual a chance de um cliente ser perdido?
O Salescope BI utiliza inteligência artificial aplicada às suas vendas para descobrir a taxa de risco de cada cliente de sua carteira. Você pode descobrir essa taxa de risco no módulo “Atividade da Carteira”.
Você visualiza a taxa de risco na coluna “Chance de perda”.
O Salescope também pode lhe dar recomendações de como diminuir o risco de perda, caso identifique um risco mais específico no cliente.
Para isso, basta clicar sobre o cliente e visualizar a recomendação na barra lateral.
Como o Salescope calcula a taxa de risco?
A chance de se perder um cliente está interligada a uma série de características no comportamento de compra do mesmo. O Salescope analisa individualmente 5 indicadores de cada cliente:
- Atividade: Há quanto tempo o cliente não faz uma compra?
- Frequência: O cliente compra rotineiramente?
- Mix de produtos: Ele compra uma boa variedade de SKUs?
- Tempo: É um cliente novo ou de longa data?
- Crescimento: Os valores de compras estão crescendo ou diminuindo com o tempo?
Com base no histórico de toda sua carteira, o Salescope identifica quais pontos têm mais peso na perda de clientes e quais os valores desejados para cada índice. Conseguimos identificar, por exemplo, qual a frequência saudável de compra para um cliente, ou qual o mix de produtos esperado para mantê-lo ativo.
Todos esses dados alimentam um algorimito de inteligência artificial (IA), que então é utilizado para analisar cada cliente de sua carteira, e com isso, estipular um índice de chance de perda que vai de 1% à 99%.
A novidade já está disponível para todos os usuários do Salescope 27 ou superior.
Ainda não conhece o Salescope? Clique aqui e baixe uma versão gratuita!