Como fazer uma análise das vendas de seus produtos
11 de março de 2020
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/marketing-tools-resources.png)
Neste artigo, vamos descobrir como é simples descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas dos produtos de sua empresa.
Vamos visualizar, na prática:
- Qual o produto mais vendido (em valor e quantidade) de sua empresa;
- Qual produto já foi vendido para mais clientes;
- Qual produto possui a maior margem;
- Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total.
Caso ainda não possua o Salescope instalado, você pode testá-lo gratuitamente.
Qual meu produto mais vendido?
O Salescope possui o módulo “Relatório de vendas”, que permite a você analisar no detalhe os valores de vendas de sua empresa. Vamos utilizar esse relatório na maior parte de nossas análises neste artigo.
Abra o Salescope Mapas, e acesse Desempenho > Relatório de Vendas.
Ainda não utiliza o Salescope? Acompanhe na prática esse artigo baixando a versão gratuita.
![Menu relatório de vendas](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-21.png)
No campo Analisar, selecione “Produtos”.
![Seleção de relatório de produtos](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/analisar-produtos-1024x540.png)
Agora vamos descobrir qual o produto campeão em valores de vendas. Clique duas vezes na coluna “Valor”, e pronto, já temos um ranking dos produtos com maiores valores em vendas.
![Ranking de produtos por valor](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ranking-de-produtos.png)
Você também pode fazer um ranking de produtos por quantidade vendida. Clique duas vezes na coluna “Quantidade”.
![Ranking de produtos por quantidade](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-60.png)
Qual produto já foi vendido para mais clientes?
Descobrir quais produtos são vendidos para o maior número de clientes pode indicar a boa aceitação de um item pelo mercado.
Para descobrir quais seus produtos têm a melhor distribuição para clientes, ainda no Relatório de Vendas, clique duas vezes na coluna “Clientes”.
![Ranking de produtos por clientes](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-61.png)
Pronto, temos um ranking de clientes por produto.
Qual produto possui a maior margem
Caso você utilize o Salescope com informações de valor e rentabilidade, ele irá calcular automaticamente sua margem em seus relatórios.
Para descobrir quais produtos possuem a maior margem, assim como nos exemplos anteriores, basta clicar duas vezes sobre a coluna “Margem”.
![Ranking de margem de produtos](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-62.png)
Com o uso, você irá notar que a maior parte de suas análises no Salescope podem ser feitas com poucos cliques, e isso lhe ajudará a ter mais informações de vendas em menos tempo.
Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total?
De todo o faturamento de sua empresa, você sabe a participação de cada grupo de produto no total?
Análises de participação também são simples no Salescope: ainda no Relatório de Vendas, selecione “Grupos”.
![Relatório de vendas por grupo de produto](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-63.png)
Pronto, já temos um relatório de vendas por grupo de produto. A coluna “% Valor” indica o percentual de cada grupo sobre o faturamento total.
![Participação dos grupos de produto no faturamento](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-64.png)
Quer ver mais algumas análises de vendas na prática? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope.