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Como recuperar clientes perdidos

Postado por Equipe Salescope
21 de dezembro de 2022

Perder clientes ao longo de um ciclo é considerado natural, mas, ainda assim, a sua empresa precisa saber como recuperar clientes perdidos ao longo do tempo.

Afinal de contas, já falamos em outras situações que vender para um novo cliente é mais caro do que para clientes que já compraram com você.

Portanto, se você está buscando uma maneira de aumentar os lucros do seu negócio sem gastar tanto com marketing, leia esse post até o final.

Como recuperar clientes perdidos

1 – Descubra quem são os clientes inativos:

A primeira coisa que você precisa para recuperar clientes perdidos é conseguir identificar quem são esses clientes.

Neste caso, não é para você avaliar o nome do cliente, mas sim características para que possa encontrar um padrão.

Uma das coisas que precisam ser analisadas é o tempo médio que o cliente tem na compra de um produto para outro.

Feito isso, você pode verificar há quanto tempo o cliente não compra de sua empresa e se faz mais tempo do que o período médio.

Se for maior, então significa que possivelmente sua empresa perdeu esse cliente.

É importante lembrar que o intervalo de tempo que um cliente volta a comprar na empresa varia muito dependendo do serviço e do produto que foi comercializado.

Alguns produtos precisam ser repostos frequentemente e por isso têm uma alta frequência de compra, enquanto que outros não precisam dessa constância.

Se a sua empresa for de serviços, realizar esse primeiro passo é muito mais simples, afinal de contas, basta olhar para os clientes que decidiram não renovar o contrato com a empresa depois do vencimento ou aqueles que romperam.

2 – Faça uma segmentação desse grupo para encontrar um padrão:

Image by upklyak on Freepik

Agora que você identificou quais são os comportamentos dos clientes que foram perdidos, será necessário segmentá-los.

Fazer a segmentação é fundamental para recuperar um cliente, afinal de contas, cada um deles tem suas próprias necessidades e você não pode unificar todos os clientes da mesma maneira.

Cada cliente deixou a sua empresa por um motivo e não tem como você recuperar os clientes perdidos do mesmo jeito.

Portanto, a dica aqui é separar os seus clientes perdidos em alguns requisitos, como:

  • Produto ou serviço que comprava;
  • Tempo que está sem comprar;
  • Ticket médio de compra.

Feito isso, você consegue já ver um padrão do que aconteceu, quais são os produtos que foram deixados de comprar e o valor médio da compra do cliente.

3 – Defina as suas ações para cada um desses grupos:

Com a segmentação de clientes feita, você pode determinar quais são as ações que podem ser realizadas para poder recuperar clientes perdidos e assim, trazê-lo de volta à sua base.

Porém, antes disso, você precisa saber:

  • Quem são esses consumidores;
  • A abordagem que você precisa usar;
  • O que a sua empresa tem de novo que pode ser apresentado;
  • Quais são os pontos que te destaca dos concorrentes que podem ajudar na justificativa de trazer ele de volta, etc.

Com todas essas predefinições, vai ficar muito mais simples você criar uma estratégia que convença o cliente a voltar.

4 – Escolha uma forma de falar com o seu cliente:

Para reativar o contato com o seu cliente você precisa escolher a maneira de entrar em contato com ele.

Se em algum momento ele foi o seu contato, é possível entrar em contato com ele através de:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Reunião presencial;
  • Chamada de vídeo, etc.

É importante que você contate com ele através de um meio que ele se sinta mais confortável para falar.

5 – Descubra o que o motivou a parar de comprar da sua empresa:

Ao conseguir entrar em contato com o seu potencial cliente, você deve perguntar para ele o que levou a desistir de comprar com a sua empresa.

Esse momento é crucial para que possa descobrir o que foi que aconteceu que ele decidiu não seguir mais em frente com o seu negócio.

Caso você precise entrar em contato com muitos clientes que deixaram a empresa, uma maneira de obter as suas respostas é enviando o seu questionário.

Fazer uma pesquisa de satisfação é uma boa alternativa para começar, pois eles poderão dar mais detalhes do que aconteceu.

Através das informações obtidas com a resposta do seu antigo cliente, fica muito mais fácil saber o que motivo das perdas. Também fica muito mais simples identificar quais produtos podem trazer de volta o seu cliente.

6 – Crie uma proposta:

Agora que você já sabe quem é o cliente, qual produto ele comprou e o motivo do cancelamento, chegou um dos momentos fundamentais dessa estratégia que é enviar uma proposta comercial.

É fundamental que durante essa etapa você consiga encantar o seu comprador e mostrar o porquê a sua empresa é a melhor escolha para ajudá-lo a resolver o problema.

Dentro da sua proposta, é essencial que você:

  • Conheça bem o seu cliente para enviar uma proposta adequada;
  • Tenha objetividade;
  • Deixe claro quais são os diferenciais do seu negócio;
  • Ser mais específico no preço e também na maneira de contratação.

Feita essa etapa, espere para retomar a relação com o cliente e se isso acontecer, siga a última dica, pois, ela vai te ajudar a não correr mais riscos de perder o seu cliente.

7 – Determine uma nova estratégia de pós-venda:

Se você chegou aqui, significa que conquistou o cliente que tinha perdido, portanto, PARABÉNS.

O próximo passo é garantir que ele não deixe mais a sua empresa novamente, e para isso nossa dica é desenvolver uma estratégia de venda de sucesso.

Não esqueça que as ações que você aplicar depois do consumidor voltar a trabalhar com a sua empresa é fundamental para mantê-lo.

Portanto, pense no sucesso do cliente, buscando maneiras de deixá-lo satisfeito com a sua marca.

Tags: churn / cliente inativo / estratégia comercial / perda de cliente / recuperação

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