Geomarketing para indústria: Saiba onde aumentar suas vendas com uma ferramenta fácil de usar
16 de junho de 2024
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/Thumbnail_Salescope26-1024x626.png)
Geomarketing é o uso de dados geográficos e análises espaciais para otimizar estratégias de marketing, vendas e localização de negócios.
É muito usado por gestores e empresários para:
- Auxiliar na expansão de seus negócios
- Fazer uma gestão mais eficiente de equipes de força de vendas
- Definir estratégias de marketing direcionados por região.
Nessa artigo vou lhe apresentar 4 ferramentas para você utilizar em sua empresa e ajudar em suas análises comerciais.
Índice
Mapa de Representantes
Nossa primeira análise de geomarketing é o Mapa de Representantes, uma visualização geográfica do país com cores definindo as regiões atendidas por cada representante comercial de sua empresa.
![Mapa de clientes atendidos por representantes](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/image-26.png)
O Mapa de Representantes é essencial para definir a localização dos clientes atendidos por cada vendedor de sua empresa, garantindo que eles estejam sempre localizados próximos ao vendedor correto, e que um vendedor não esteja “invadindo” a região de outro.
Análise de Cidades
![Análise de vendas por cidade com dados de IBGE](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/image-22.png)
Esse é um relatório completo com todas as cidades do Brasil, com índices do IBGE como população, IDH e PIB, cruzando com suas informações de vendas.
![Dados IBGE de cidades atendidas](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/image-23.png)
O relatório Análise de Cidades é excelente para identificar cidades com potencial que ainda não esteja sendo atendida, ou que possa ter uma maior expansão.
Mapa de Atividade
- Em que cidades sua empresa vem abrindo mais clientes?
- Existem regiões em que seus clientes estão deixando de comprar de sua empresa?
O Mapa de Atividade lhe mostra a “saúde” de seus clientes em cada região brasileira.
![Mapa de tipo de cliente](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/image-24.png)
Mapa de Curva ABC
Uma maior concentração de clientes em uma região nem sempre define maior faturamento.
O Mapa de Curva ABC lhe dá uma visão geográfica por valores ou rentabilidade. Identifique por letras os maiores ou menores clientes.
![Mapa de curva ABC de clientes](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/06/image-25.png)
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