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Geomarketing para indústria: Saiba onde aumentar suas vendas com uma ferramenta fácil de usar

Postado por Bruno Soares
16 de junho de 2024

Geomarketing é o uso de dados geográficos e análises espaciais para otimizar estratégias de marketing, vendas e localização de negócios.

É muito usado por gestores e empresários para:

  • Auxiliar na expansão de seus negócios
  • Fazer uma gestão mais eficiente de equipes de força de vendas
  • Definir estratégias de marketing direcionados por região.

Nessa artigo vou lhe apresentar 4 ferramentas para você utilizar em sua empresa e ajudar em suas análises comerciais.

Índice

Mapa de Representantes

Nossa primeira análise de geomarketing é o Mapa de Representantes, uma visualização geográfica do país com cores definindo as regiões atendidas por cada representante comercial de sua empresa.

Mapa de clientes atendidos por representantes
Mapa de representantes do software Salescope BI

O Mapa de Representantes é essencial para definir a localização dos clientes atendidos por cada vendedor de sua empresa, garantindo que eles estejam sempre localizados próximos ao vendedor correto, e que um vendedor não esteja “invadindo” a região de outro.

Análise de Cidades

Análise de vendas por cidade com dados de IBGE

Esse é um relatório completo com todas as cidades do Brasil, com índices do IBGE como população, IDH e PIB, cruzando com suas informações de vendas.

Dados IBGE de cidades atendidas

O relatório Análise de Cidades é excelente para identificar cidades com potencial que ainda não esteja sendo atendida, ou que possa ter uma maior expansão.

Mapa de Atividade

  • Em que cidades sua empresa vem abrindo mais clientes?
  • Existem regiões em que seus clientes estão deixando de comprar de sua empresa?

O Mapa de Atividade lhe mostra a “saúde” de seus clientes em cada região brasileira.

Mapa de tipo de cliente

Mapa de Curva ABC

Uma maior concentração de clientes em uma região nem sempre define maior faturamento.

O Mapa de Curva ABC lhe dá uma visão geográfica por valores ou rentabilidade. Identifique por letras os maiores ou menores clientes.

Mapa de curva ABC de clientes

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