IA para gestores: analise sua empresa de forma inteligente

Postado por Bruno Soares
8 de junho de 2024

Já pensou utilizar o poder da inteligência artificial na gestão de sua empresa e equipe comercial?

Uma ferramenta de business intelligence (BI) com IA permite a você identificar poderosos insights rapidamente, ajudando a expandir suas vendas e evitar a perda de clientes.

Image by freepik

Alguns dos recursos que um BI com IA pode lhe fornecer:

  • Previsão futura de vendas;
  • Identificar clientes com potencial de perda (churn);
  • Recomendação de produtos para clientes;
  • Dentre outros.

Vamos conhecer na prática como o Salescope BI implementa esses três recursos com IA.

Previsão futura de vendas

Geralmente gestores utilizam algumas fórmulas em Excel para identificar o quando sua empresa irá vender nos próximos meses.

Gráfico de previsão no Excel

Porém, esses cálculos geralmente são “lineares”, ou seja, são previsões não costumam identificar flutuações sazonais naturais de cada mercado.

Por isso, a previsão de vendas é uma oportunidade excelente de se utilizar IA. A inteligência do Salescope BI identifica automaticamente diversos pontos, como:

  • Ciclo de vida das vendas;
  • Flutuações recentes;
  • Aumento recente das vendas;
  • Crescimento da carteira de clientes.

Com base nesses pontos, ele consegue identificar de forma muito próxima à realidade qual será as vendas no mês, trimestre, semestre ou ano.

Gráfico com previsão de vendas para o trimestre

Tudo isso é feito de forma automática e pode ser segmentado, por estado, marca, representante ou qualquer outra visão comercial.

Identificar clientes com risco de perda

Alguns estudos sugerem que recuperar um cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que evitar sua perda, isso sem falarmos em casos que pode se tornar impossível a recuperação.

E o que define que um cliente deixará de comprar de sua empresa?

Alguns comportamentos do cliente, como a frequência de compra, valor dos pedidos e variedade de produtos adquiridos podem ser ótimos indicadores de avaliação de churn (perda).

O Salescope BI identifica, com base no histórico de churns, quais os pontos de maior relevância para seus clientes, e com base neles identifica clientes de carteira com o risco de serem perdidos.

Relatório de risco de perda (churn) de clientes

Lembre-se de que não adianta abrir novos clientes quando a saída de clientes antigos é maior que a entrada, no saldo final seu faturamento estará diminuindo. Por isso a importância de se identificar esses clientes sempre o quanto antes.

Recomendação de produtos

Ao acessar um e-commerce, como a Amazon ou o Mercado Livre, ele te sugere novos produtos de acordo com o seu perfil, que podem lhe induzir a realizar uma nova compra.

Essas sugestões são baseadas em diversos fatores, como seu histórico de compras, de visitas e de acordo com o seu perfil em relação a outros usuários.

Já pensou levar essa inteligência para seus clientes?

O Salescope BI descobre automaticamente, com base no perfil e histórico do cliente, quais os produtos com maiores chances de vendas.

Recomendação de produtos com IA

A IA do Salescope ainda categoriza os produtos recomendados como “Sucessos de vendas”, “Maiores fidelizadores de clientes” e “Novidades”.

Está pronto para levar o poder do IA para a sua empresa?

Você pode testar hoje mesmo todo o poder do Salescope BI. Clique aqui e conheça nossa solução de análises.

Tags: análises / business inteligence / clientes / gráficos / ia / inteligência artificial / recomendações

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação