O que é Churn? (Perda de clientes)
26 de julho de 2025

Você sabe o seu Churn? 📉
Churn Rate é a taxa de cancelamento de clientes.
Em outras palavras, é o percentual de clientes que pararam de comprar ou cancelaram com sua empresa em um determinado período.
⁉️ Por que monitorar o Churn?
- Geralmente é mais barato reter um cliente do que conquistar um novo.
- Churn alto pode indicar problema de satisfação, entrega ou alinhamento.
- Ajuda a medir saúde da base de clientes e prever faturamento futuro.
📉 Como descobrir seu Churn
Você pode medir seu churn por mês, ano, ou outro período de sua escolha.
Digamos que você queria saber seu churn mensal. Para isso, você precisa identificar quantos clientes ativos haviam no começo do mês, e quantos desses continuaram ativos no encerramento do mês. Por exemplo, se você tinha 100 clientes no mês e perdeu 5, seu churn é 5%.
💡 Dicas
- Um churn alto pode indicar problemas na experiência, atendimento ou entrega.
- Vender é importante, manter o cliente é essencial.
✨ Meça seu churn automaticamente
O Salescope BI é um software de análises comerciais que identifica problemas e oportunidades em sua empresa para você aumentar seu faturamento.

Ele permite a você identificar clientes com risco de perda ou já perdidos, através de relatórios prontos para uso, dashboards dinâmicos e até mapas de clientes.

Conheça o Salescope e teste uma avaliação gratuita.