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SKU: O que é, e para que serve

Postado por Equipe Salescope
1 de outubro de 2022

Muitas empresas utilizam SKU para poderem realizar uma boa gestão dentro dos seus respectivos estoques.

Entretanto, nem todos os empreendedores sabem para que serve um SKU, como ele pode ser aplicado e, claro, quais as vantagens de utilizá-lo.

Portanto, se você também tem essas dúvidas e deseja saber como ele pode ser aplicado na sua gestão, leia esse conteúdo até o final.

O que é SKU?

O SKU é uma sigla para Stock Keeping Unit e em tradução livre significa Unidade de Manutenção de Estoque.

Neste caso, estamos falando de um código, que deve ser único e usado para ajudar na identificação de alguns produtos.

Assim, a partir deles você consegue, com maior facilidade, fazer o controle do seu estoque.

Para que serve um SKU?

O SKU, como explicamos, foi criado para poder facilitar a organização do estoque da sua empresa.

Se você já entrou em um estoque, em algum momento, sabe que não é tão simples encontrar um produto ali sem direcionamento e é muito fácil perder horas em busca de um único produto.

Estoque de produtos
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik

É por essa razão que as grandes empresas utilizam de um código de SKU, pois, ele ajuda os colaboradores a encontrar um produto rapidamente, mesmo que eles lidem diariamente com uma gama enorme de dados.

Por que utilizar o SKU para te ajudar a controlar o estoque do seu negócio?

– Produtividade:

Com a ajuda do SKU você e sua equipe se tornam mais produtivos, já que a busca por um determinado produto se torna mais eficiente.

Homem carregando caixa em estoque
Image by senivpetro on Freepik

Além disso, você pode minimizar também o tempo de frete para entregar o produto ao cliente, principalmente se ele mora perto da sua loja.

O que poderia ser facilmente uma busca de horas, diante de centenas de produtos, se torna questões de segundos com o SKU.

– Evita erros:

Não tem nada mais chato do que enviar um pedido errado ao cliente, porque você não conseguiu identificar as diferenças dos produtos, por exemplo, “Fifa 22” para “Playstation 4 e 5”.

Ao utilizar o SKU você minimiza e muito esse problema, pois, ao ler o código é possível saber se se trata de, por exemplo, um video game Playstation.

– Ajuda no desenvolvimento de estratégias:

A partir do SKU você consegue controlar melhor o seu estoque e assim, entender quais são os produtos que estão mais saindo em um determinado período do ano.

Análise de vendas de produtos
Image by rawpixel.com on Freepik

Essas informações, para a equipe de marketing, valem ouro, pois, a partir desses dados, eles conseguem saber no que deve frisar para melhorar os resultados do negócio.

– Organização:

Uma das maiores dificuldades das empresas em crescimento é conseguir manter a gestão de estoque organizada diante de centenas ou milhares de produtos armazenados.

Com a ajuda do SKU você pode classificar os produtos de diferentes maneiras para conseguir armazenar de maneira organizada todos os produtos.

Assim, você facilita e muito a logística no decorrer dos dias.

– Controle de estoque:

Quando você determina SKUs para todos os seus produtos, fica muito mais simples organizá-los e entender o fluxo de saída de cada um.

Homem de colete com prancheta controlando estoque de produtos
Image by rawpixel.com on Freepik

Assim, ao mesmo tempo que facilita a localização, você consegue controlar a quantidade de produto que ainda existe em estoque e não oferecer para o cliente um produto que não está mais disponível.

Como criar um código SKU?

Para que você possa começar a utilizar um SKU é preciso que os seus códigos tenham informações consideradas indispensáveis, como:

  •       Marca do produto;
  •       Quem é o fornecedor do produto;
  •       Tamanho;
  •       Cor;
  •       Altura;
  •       Categoria;
  •       Localização dentro do estoque.

Além disso, você deve utilizar apenas letras e números e evitar outros tipos de informações como os caracteres especiais, @, %, &.

Outro ponto que deve atenção também é a variação no produto, sempre que ele mudar de cor, tamanho e outros itens, você deve criar um SKU diferente.

Assim, você vai evitar problemas e entregas de produtos errados para o cliente final.

Por fim, utilize os números somente quando você precisar deles, seja para falar da quantidade, modelo ou tamanho.

É importante que evite, pois, mais do que o essencial, pode acabar gerando confusão.

O SKU é a mesma coisa que o Código de Barras?

Image by Drazen Zigic on Freepik

Muitas pessoas ainda têm dúvidas, por se tratar de “códigos” é comum acontecer a confusão entre SKU e Código de Barras, mas, eles não são as mesmas coisas.

A principal diferença entre um SKU e o código de barras é que o SKU é facilmente identificado por olho humano, quando criado corretamente. Através da visualização do código você consegue saber qual é o produto em questão, sem a necessidade de ter um leitor de código de barras.

Por outro lado, o código de barras é uma numeração de identificação de nível global, tornando-o único para cada cliente e só pode ser lido por um leitor de código.

Ou seja, o SKU, diferente do código de barras, é utilizado somente pela empresa, com o intuito de ajudar na organização e localização de um produto.

Que tipos de erros você deve evitar ao criar o seu SKU?

– SKU longo demais:

A proposta do SKU é conseguir facilitar a sua gestão de estoque e ajudar na localização de um produto.

Ao criar um SKU longo demais, você já vai contra a proposta do código, o que pode dificultar e muito a compreensão do que se quer dizer com ele.

No final, o sistema operacional e separação de produtos irá ficar lento novamente, gerando mais prejuízo do que ajudando com a presença do SKU.

Uma ótima maneira de você não deixar o seu SKU longo é utilizando informações que realmente serão necessárias para localizar o produto.

– Caracteres especiais:

Para que o SKU faça sentido, é preciso que ele seja feito apenas de letras e números.

Isso vai lhe poupar de um bom retrabalho, pois nem todas as empresas oferecem o uso de caracteres especiais para o SKU.

– Mude o SKU quando o produto for diferente:

Já falamos sobre isso anteriormente, mas é importante lembrar novamente que o SKU precisa ser único de acordo com o tipo de produto.

Se você começar a usar o mesmo SKU para produtos diferentes, mesmo que a diferença seja mínima, é claro que você terá problemas.

Caso venda jogos de videogame, por exemplo, você não pode colocar na identificação apenas FIFA22, pois, é preciso entender também qual é o console que ele é usado, seja Playstation 3, 4 e 5 ou mesmo os Xbox e outros modelos.

Se você não fizer isso, com certeza terá problemas.

Agora que você entende o que é o SKU, sua importância, como ele pode ser aplicado e que tipos de erros não se deve cometer ao criá-lo, está mais que na hora de começar a aplicá-lo dentro da sua empresa e minimizar erros, além de gerar uma gestão de qualidade, né?

Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao que foi dito até aqui, por favor, entre em contato conosco para podermos lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post!

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Tags: estoque / gestão / produtos / sku / vendas

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