Histórico e KPIs
27 de julho de 2018
O módulo “Histórico e KPIs” lhe permite visualizar as principais informações de vendas de sua empresa.
O módulo é dividido em 2 colunas:
- Totais;
- Dashboard.
Coluna de totais
O menu de totais está localizado à esquerda do dashboard e contém todos os elementos que podem ser analisados em seus dados, além de diversos KPIs de vendas.
Cada item do menu também exibe o total daquela informação.
Você pode clicar em qualquer item do menu para descobrir mais sobre.
Dashboard
O dashboard está localizado à direta do módulo e apresenta uma análise completa do indicador selecionado no menu.
Para ajudar no entendimento dos números deste módulos, vamos exemplificar clicando no menu “Clientes”.
O número 1.477, que você vê ao lado de Clientes, é a quantidade total de clientes que realizaram compras.
O dashboard em si é dividido em várias partes, vamos explorar todas elas a seguir.
Totais
O número 1.477 também é o primeiro indicador que você irá visualizar no dashboard de clientes.
Entendendo os valores acima:
- Clientes: 1.477 clientes já realizaram compras em sua empresa;
- Média mensal: todo mês são realizados pedidos para, em média, 82,42 clientes.
- Média anual: todo ano, em média 573 clientes realizam compras.
Histórico
Abaixo dos totais, você tem a análise de histórico do elemento selecionado. Como, em nosso exemplo, selecionados o menu “Clientes”, veremos o histórico de clientes que realizaram vendas.
Você pode posicionar o mouse sobre um período do gráfico para analisar a evolução daquele período.
Abaixo do gráfico, o Salescope detalha em um relatório a evolução da quantidade de clientes que compram por mês.
Além da análise mensal, você pode visualizar a evolução diária ou anual, de acordo com o período analisado.
Maiores vendas
A próxima seção do Dashboard mostra um ranking dos clientes com maiores vendas.
A coluna “Valor total” mostra o total que o cliente já comprou.
A coluna “% do total” mostra quanto as vendas do cliente representa do montante total faturado pela empresa.
Você também pode clicar em “Listar todos os clientes” para ter uma relação completa de todos os clientes com todos seus KPIs.
Rankings
Os rankings mostram as informações com maiores quantidades do elemento selecionado.
Como em nosso caso estamos analisando “Clientes”, o Salescope exibirá os produtos que foram comprados por mais clientes, e os representantes que atendem mais clientes.
Os rankings são uma ótima forma de identificar os principais clientes (ou outro elemento selecionado) por outros pontos de vista, se não o de valor de vendas.
KPIs de vendas
Voltando ao nosso menu de valores, nós podemos analisar as informações da empresa sobre diversos pontos de partida, como “produtos”, “clientes” ou “cidades”.
Porém, você pode ir além e descobrir diversos KPIs de vendas que qualificam a saúde de sua carteira e vendas.
- Margem: é o percentual de rentabilidade sobre o valor total vendido.
- Ticket médio: indica o valor médio de cada pedido;
- Preço médio de produto: valor médio de venda de cada produto;
- Quantidade média por pedido: quantidade média vendida em cada pedido;
- SKUs por pedido: quantidade média de produtos diferentes vendidos em cada pedido;
- Clientes compram a cada x dias: frequência média de compras dos clientes;
- Valor médio por dia de semana: valor médio vendido por dia, desconsiderando finais de semana;
- Valor médio por mês: valor médio total vendido em cada mês;
- Pedidos por dia de semana: quantidade média de pedidos realizados por dia, desconsiderando os finais de semana.