Definindo o tipo de arquivo de integração

Postado por Bruno Soares
7 de agosto de 2018

A integração do seu sistema de ERP com o Salescope nasce de um simples arquivo de dados, que chamaremos de “arquivo de integração”.

O arquivo de integração pode ser uma query de consulta ao banco de dados de sua empresa no formato .SQL, ou um arquivo com as vendas em si, nos formatos .CSV, .XLS, .XLSX ou .TXT.

Porque criar um arquivo de integração?

Cada sistema ERP do mercado trabalha com um banco de dados em formato próprio, o qual ainda pode ser customizado para cada cliente. Os arquivos de integração são a forma do Salescope se comunicar com qualquer ERP e ser capaz de gerar análises com base nesses dados, independente da estrutura deles.

Independente do ERP utilizado por sua empresa, seu arquivo de integração deverá seguir algumas regras pré-definidas. Isso permite que ele funcione como uma ponte que liga seu ERP ao Salescope.

Formato do arquivo de integração

O Salescope Integrador aceita quatro tipos de arquivos de dados: Query, CSV, TXT ou Excel. Todos os formatos de arquivo trabalham com as mesmas informações, portanto a estrutura de dados é semelhante, independente do formato escolhido.

Caso opte pelo formato de Query, basta construir uma instrução SQL de consulta ao banco de dados de seu ERP que traga os arquivos em um modelo pre-definido que veremos mais à frente.

Caso opte pelos formatos CSV, TXT ou Excel, você deverá gerar diariamente um arquivo do formato escolhido com todas as vendas do ERP. Além disso, deve-se agendar o Integrador para importar este arquivo para o banco do Salescope.

Se possível, recomendamos optar pela opção de query: a integração é mais simples, rápida e pode ser automatizada com maior facilidade. Porém, você deve possuir um login com acesso de leitura ao banco de dados de seu ERP.

Informações adicionais sobre o arquivo de integração

  • O Salescope BI nunca acessa diretamente o banco de dados de seu ERP. Por isso, é importante que a integração seja realizada todos os dias a fim de manter o Salescope com as vendas mais recentes disponíveis;
  • Recomendamos que a integração seja realizada diariamente após a meia-noite. Isso garante que todas as vendas do dia anterior tenham sido integradas;
  • É possível gerar arquivos com apenas um dia de vendas para complementar o banco do Salescope. Porém, essa opção não irá atualizar eventuais notas canceladas com emissão em dias anteriores;
  • O Salescope Integrador irá gerar análises baseadas exatamente nos dados que forem gerados em seu arquivo de integração. Caso o usuário deseje analisar valores líquidos de descontos ou impostos, por exemplo, esses valores já devem vir abatidos em seu arquivo de integração.

Escolhendo o melhor formato de arquivo

Para prosseguir a implantação, você deve definir em qual dos formatos gostaria de gerar o arquivo de integração.

Abaixo, apresentamos um fluxo com nossas recomendações de acordo com sua estrutura.

O formato “API”, disponível no fluxo de recomendações acima, não foi abordado anteriormente, pois a implantação varia de empresa para empresa. Muitos dos usuários do Salescope possuem ERP na nuvem com nenhum tipo de acesso direto ao banco ou à customizações. Nesses casos, estudamos junto ao cliente a melhor forma de extração dos dados.

Uma vez escolhido o formato que melhor se adequa à sua empresa, clique no link correspondente abaixo para visualizar o formato a ser gerado.

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