Filtros
27 de julho de 2018
Quando você abre o Salescope Mapas e faz uma análise, ela é gerada com base em todas as vendas de sua empresa. Porém, você provavelmente irá sentir a necessidade de analisar apenas um período. Ou apenas as vendas de um representante.
É possível restringir as análises a apenas um grupo de vendas utilizando os Filtros. Existem dois tipos de filtros: Filtros de Data, e Filtro de Dados. Vamos descobrir a seguir como aplicar os dois tipos de filtros.
Filtros de data
Os filtros de data lhe permitem restringir suas análises a apenas um período específico de tempo. É comum a necessidade de analisar apenas um ano de vendas, ou apenas a semana atual, e para esses cenários os filtros de data irão lhe ajudar.
Para restringir as vendas a um período, basta selecionar o controle de datas no canto superior direito do sistema.
Uma vez aplicado um filtro, o mesmo é válido para todas as próximas análises realizadas. Isso significa que você pode navegar por outros módulos que os mesmos filtros continuam sendo aplicados.
Filtros de dados
Os filtros de dados lhe permitem restringir suas análises a apenas um grupo de informações da sua empresa.
Você pode criar filtros com qualquer informação de sua empresa, como representante, grupo de produto, marca, entre outros.
Os filtros permitem aprofundar suas análises a qualquer nível desejado. Por exemplo, você pode analisar apenas as vendas de uma determinada Marca de produto dentro de Região específica.
Exemplo de uso dos filtros
Vamos ver na prática como funciona: imagine que você queria analisar para quais clientes a representante Suzana está vendendo o produto Bola Confete Estrela.
Clique no botão “Adicionar filtro”.
Selecione Representante, e em seguida Suzana. Já temos nosso primeiro filtro.
Agora selecione Produto, e em seguida Bola Confete Estrela.
Então clique em “OK”.
Pronto, a partir deste momento todas as análises serão baseadas em nossos filtros, ou seja, restritas às vendas de Bola Confete Estrela pela Suzana.
Vamos a um teste prático: descobrir quem são os maiores clientes da Suzana para este produto. Para essa análise, podemos utilizar o Relatório de Curva ABC, que classifica os clientes de acordo com o total de vendas.
Selecione Curva ABC > Composição da Curva ABC no menu de módulos.
Clique em “Exibir todos” para visualizar todos os clientes.
Pronto, em menos de um minuto geramos um relatório dos clientes que compraram o produto Bola Confete Estrela da representante Suzana.
Você pode navegar entre os módulos que os mesmos filtros continuam sendo aplicados. Por exemplo, acesse o módulo Desempenho > Histórico e KPIs para ver a evolução nas vendas deste produto pela Suzana.
Filtros rápidos
O Salescope possui uma forma prática de se aplicar filtros instantaneamente: os “filtros rápidos”.
Ao acessar um relatório, basta selecionar uma ou mais linhas para visualizar o botão de filtro rápido na parte superior do sistema.
Em relatórios de datas (dia, mês, ano etc), os filtros rápidos são visualizados ao lado do calendário, no canto superior direito da tela.
Ao clicar em um botão de filtro rápido, o filtro é aplicado à sua análise atual instantaneamente. Caso queira manter sua análise e criar uma nova com o novo filtro, clique no canto direito do filtro rápido para abrir uma nova aba do Salescope com o filtro.