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Módulo Tendências

Postado por Bruno Soares
6 de agosto de 2018

No módulo Tendências você pode analisar a frequência de suas vendas, e se estão dentro, abaixo ou acima de sua própria média conforme o histórico de vendas.

Como é possível visualizar os resultados?

As vendas nesse módulo podem ser visualizadas por:

  • Gráfico: Gráfico de pizza com a quantidade ou percentual de vendas, categorizados por: abaixo da média, dentro da média, acima da média ou sem média histórica (quando há menos de 3 vendas no período);
  • Listagem: Uma relação de todos os itens em que você estiver analisando, apontando a frequência de vendas (tempo e valor médio), e se as vendas estão acima, abaixo ou dentro da média.

Vamos começar?

Vamos iniciar nossa análise abrindo o Salescope Análises e selecionando o módulo Tendências.

A seguir, selecione no campo “Período” a data na qual deseja realizar sua análise.

Os filtros do lado esquerdo determinam onde você quer realizar a análise. Selecione quantos filtros desejar antes de continuar (por exemplo: no estado de SP, vendas de uma linha de produto específica, vendas da carteira de um representante específico etc).

Os filtros do rodapé determinam como você gostaria de visualizar os resultados de sua análise (por exemplo: visualizar os resultados por cliente, produto, vendedor etc).

Após concluir as seleções de filtros, clique em “Gerar análises”.

Analisando por totais

Ao invés de filtrar suas informações, o Salescope Análises também permite que você gere uma análise com o total das vendas.

Por exemplo, caso queria analisar as vendas de todos os clientes, selecione do lado esquerdo “Clientes”, e em seguida “Clientes entre si”.

Análise em forma de gráfico

Ao gerar uma análise em Tendências, o primeiro resultado é exibido em forma de gráfico de pizza.

O gráfico apresenta os resultados em números e em percentual. As cores do gráfico determinam as seguintes informações:

  • Vermelho: vendas abaixo da própria média;
  • Verde: vendas acima da própria média;
  • Amarelo: vendas dentro da própria média;
  • Azul: vendas sem média histórica (quando há menos de três vendas no período).

Você também pode determinar a margem de tolerância para mais ou para menos, digitando um novo valor nos campos “Tolerância”.

Por exemplo: Se você selecionar uma margem de 10% de tolerância para menos e 10% de tolerância para mais, caso apareça uma venda que está comprando 8% acima da própria média o sistema automaticamente colocará essa venda como “dentro da média”, pois estará respeitando os parâmetros que você escolheu nesse campo.

É possível visualizar as vendas em: Valores, Quantidade e em Rentabilidade (essa a última opção irá variar se a sua empresa disponibilizou ou não essa informação).

Para escolher como gostaria de visualizar os resultados, basta selecionar uma opção no campo “Visualizar em”, localizado no canto superior esquerdo.

Análise em forma de listagem

Ao selecionar a aba “Listagem”, aparecerá o resultado das vendas listando todos os itens da informação no qual você está analisando e quais são as vendas acima, abaixo e dentro da média, junto com o histórico de vendas (valor e tempo médio dos pedidos). Também serão geradas informações da última venda, juntamente da variação em percentual de sua média histórica.

Você pode visualizar o relatório por Valores, Quantidades ou Rentabilidade selecionando uma das opções no campo “Visualizar em:” no canto superior esquerdo da tela.

Caso queira compartilhar as análises, basta selecionar o botão que está localizado do lado direito superior do software e escolher uma das opções de compartilhamento.

Exemplo prático

Pergunta: “Como analisar a tendência de vendas de todos os clientes do gerente Luis Carlos no estado de SP?”

Resposta:

Abra o Salescope Análises e selecione o módulo Tendências.

Ao acessar o módulo, os filtros do lado esquerdo determinam onde você quer gerar sua análise.

Clique em “Estados”, e selecione “SP”.

Em seguida, clique em “Gerente” e selecione “Luis Carlos”.

Por fim, vamos selecionar por qual elemento será gerada nossa análise. No caso, queremos um relatório de tendência de clientes.

Nos filtros do rodapé, selecione a opção “Clientes”.

Agora clique em “Gerar análises”.

Pronto! Você terá análises de tendência de vendas de todos os clientes do gerente Luis Carlos no estado de SP.

Com isso, será possível analisar os clientes da carteira desse gerente que estão comprando abaixo, dentro ou acima da média.

 

Próximo artigo: Módulo Ranking

 

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