O que é business intelligence e para que serve
18 de dezembro de 2019
Imagine que seu gerente lhe peça o seguinte relatório:
Por favor, preciso de uma relação dos clientes que conquistamos esse mês, e quem foi o representante responsável por cada abertura.
Para quem não trabalha no dia-a-dia com o Excel, talvez possa parecer um pedido simples e trivial.
Porém, sabemos que esse simples pedido envolve puxar do seu sistema empresarial (ERP) todo o histórico de vendas da empresa, e via planilhas com milhões de linhas fazer PROCV’s e Tabelas Dinâmicas a fim de descobrir a primeira venda de cada cliente, e então dar um jeito de descobrir quem foi o representante que fez cada primeira venda.
Quer adicionar alguma interatividade, como filtros ou opções de visualização? Aí a coisa fica ainda mais complexa com o uso de macros e scripts VBA.
Empresas geram cada vez mais informações sobre vendas e clientes, e com isso cresce cada vez mais a complexidade de geração de análises comerciais. Para resolver essa questão, surgiram as soluções de Business Inteligence, ou BI’s.
O que é Business Inteligence
É um conjunto de metodologias utilizadas para análise e gerenciamento de vendas. Hoje, essas metodologias foram transformadas em softwares, dando origem aos softwares de B.I.
Esses softwares se conectam aos sistemas de sua empresa, extraem os dados e os guardam de uma forma organizada e categorizada. Essa nova organização é otimizada para o B.I., e por isso permite análises complexas e instantâneas, muitas delas inimagináveis no ERP ou em planilhas.
Vantagens de se usar um B.I.
Para gestores, coordenadores ou qualquer outro colaborador que dependa de análises comerciais, um B.I. é ferramenta essencial o dia-a-dia de sua rotina, seja pela velocidade e liberdade nas análises, ou pelos recursos avançados de consultas.
Veja algumas vantagens de um software de B.I. sobre seu ERP ou planilhas em Excel:
- Análises instantâneas: o B.I. é otimizado para gerar relatórios em milissegundos;
- Interativo: filtros, seleção de períodos e navegabilidade entre os dados são características comuns em B.I.;
- KPIs: pequenos números podem guardar grandes informações sobre sua empresa: Ticket médio, Frequencia de compra ou Churn rate são ótimos exemplos de números de grande importância, porém complicados de se calcular. Nos B.I.s, eles já estão prontos e disponíveis para análise, sem necessidade de se calcular manualmente;
- Gráficos: O Excel ou seu ERP podem gerar gráficos de clientes perdidos x abertos por mês? Sim, porém você levará algumas boas horas para gerar um único gráfico. O B.I. já o traz de fábrica;
- Dashboards: Muito comum em ERPs, são grandes painéis de agrupam informações valiosas sobre um determinado conjunto de informações, e dão um panorama completo sobre elas;
- Recursos adicionais: mapas, compartilhamento, permissões de acesso e mais outras dezenas de recursos são parte essenciais dos melhores B.I.’s.
Utilizando um B.I. na prática
Vamos gerar alguns exemplos de análises uteis no dia-a-dia. Para isso, vamos utilizar o software Salescope. Você pode baixar uma versão gratuita e testar hoje mesmo.
Criar um ranking dos clientes com maior frequência de compra
1 – Abra o Salescope Mapas, e clique no módulo “Relatório de Vendas”;
2 – Selecione a opção “Clientes”;
3 – Clique sobre a coluna “Uma venda ocorre a cada quantos dias”.
Criar um mapa de calor das suas vendas
1 – Clique no módulo “Mapa de Calor”. Pronto.
Criar um mapa de clientes, e categorizá-los de acordo com a Curva ABC de compra deles
1 – Clique no módulo “Curva ABC > Mapa”, e pronto.
Criar um gráfico de clientes conquistados vs perdidos por mês
1 – Seleciona o módulo “Atividade > Dashboard”.
2 – Role a tela até a seção “Clientes ativados”.
Conclusão
Os softwares de negócios acompanham a transformação tecnológica em que as empresas passam, e hoje o B.I. se tornou um dos pilares de um bom gerenciamento comercial e um forte aliado nas estratégias empresariais. Um bom software de B.I. lhe auxilia na criação e acompanhamento de estratégias para sua empresa crescer mais e melhor.