Ticket médio: como calcular por venda, representante, estado, região ou cliente
21 de setembro de 2017
Ticket médio é um indicador de desempenho muito utilizado pela indústria e varejo. Vamos ensinar como calcular utilizando o Excel, e no final do artigo uma segunda forma, mais simples e rápida.
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Fórmula do Ticket Médio
O cálculo para se chegar no ticket médio de vendas é o seguinte:
Assim como o varejo se utiliza do ticket médio para identificar os melhores (ou mesmo os piores) vendedores, na indústria, distribuidores e revendas este indicador é utilizado das mais diversas maneiras: identificar os melhores representantes ou gerentes regionais, os produtos com maior aceitação, cidades que precisam de atenção etc.
Calculando na prática: utilizando Excel
O primeiro passo é exportar os dados de seu ERP para o Excel, com as colunas “Número do pedido”, “Valor”, “Data de emissão do pedido” e mais as colunas que serão utilizadas como filtro. Por exemplo, se você quiser calcular o ticket médio por “representante”, deve exportar uma coluna com esta informação.
Vamos fazer um exemplo com apenas três pedidos:
Em nosso exemplo, vamos considerar que dois pedidos gerados no mesmo dia para o mesmo cliente seja contabilizado como um único pedido.
Selecione todas as linhas, clique em Inserir, Tabela Dinâmica, e na janela que se abre apenas clique em OK.
O Excel criará a tabela dinâmica e abrirá uma barra lateral com as propriedades da nova tabela. Arraste as colunas “Valor”, “Data de emissão do pedido” e “Representante” para os campos “Colunas”, “Valores” e “Linhas” nesta respectiva ordem, de forma semelhante à imagem abaixo:
Por fim, na coluna “D” vamos calcular o Ticket médio dividindo o valor da coluna B pela C. Por exemplo, na linha 3, valor colocar a seguinte fórmula da coluna D: “=B3/C3“, e repetir esta fórmula para todas as linhas. Sua tabela ficará semelhante a esta:
Pronto, temos agora o ticket médio no período por representante para o nosso exemplo.
Entre exportar as informações do ERP e gerar a tabela dinâmica, o tempo necessário para se criar essa análise é por volta de 30 minutos, a depender do formato em que o ERP exporte essas informações. Porém meia hora para cada análise é um tempo relativamente alto. Vamos verificar como realizar a mesma análise com o software de análise de vendas Salescope.
Calculando na prática: utilizando o Salescope
O Salescope Mapas possui importantes indicadores de desempenho de vendas e clientes, e dentre eles o ticket médio. Vamos verificar como chegar a essa informação em menos de 1 minuto.
Primeiramente, abra o Salescope Mapas (se você não possui o Salescope, baixe uma versão gratuita aqui).
Selecione o módulo Desempenho > Relatório de vendas.
Em seguida seleciona “Representantes” no campo “Analisar”.
Role o relatório para a direita até encontrar a coluna “Ticket médio”. Você pode clicar duas vezes sobre ela para gerar um ranking do maior para o menor.
Você pode realizar diversas análises de suas vendas com o Salescope, conheça algumas muito úteis:
- Como fazer um relatório de Curva ABC dos meus clientes;
- Descobrindo os representantes que mais se destacaram no mês;
- Como fazer um ranking de seus clientes.
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