Salescope 5: Dashboard
20 de fevereiro de 2018
O Salescope Mapas 5, software de business intelligence com análises geográficas, traz novas formas para você visualizar suas vendas:
- Novos mapas, para uma visualização espacial mais rica e interativa;
- Nosso relatórios, para análises complexas com poucos cliques;
- Novos dashboards, para visões abrangentes de valores e KPIs de forma rápida e fácil.
Neste artigo, iremos explorar os novos dashboards de vendas e de inatividade.
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Dashboard de Vendas
O novo dashboard de vendas traz em uma única tela um resumo completo de suas vendas, organizadas em 4 categorias: Histórico de Vendas, KPIs, Valores e Quantidades.
Histórico de Vendas
Uma tendência de queda, um pico de vendas, um período sem atividade. Tudo isso pode ser facilmente identificado em um gráfico de histórico de vendas, e essa é a primeira informação que você verá ao abrir o dashboard de vendas.
O gráfico exibe o total de vendas mês-a-mês do período selecionado. Adicione um filtro ou mude o período, e o gráfico de vendas é automaticamente atualizado com os novos valores.
KPIs
KPIs são indicadores de vendas muito utilizados na indústria, e sintetizam em apenas um número uma grande quantidade de informações valiosas. Iremos explorar abaixo cada um dos novos KPIs do Salescope Mapas.
- Ticket médio: valor médio de cada pedido de venda;
- Preço médio do produto: valor médio de cada produto vendido;
- Quantidade média por pedido: quantidade total média em cada pedido;
- SKUs por pedido: quantidade média de itens diferentes em cada pedido;
- Clientes comprar a cada (dias): frequência de compras dos clientes;
- Pedidos por dia: média de pedidos realizados por dia;
- Valor médio por dia: valor médio do total de vendas por dia;
- Valor médio por mês: valor médio do total de vendas por mês.
Valores
Este bloco totaliza os valores dos pedidos para a análise atual. Vejamos cada valor e seu significado:
- Valor: valor total das vendas;
- Rentabilidade: rentabilidade total das vendas;
- Quantidade: quantidade total vendida;
- Quilos: total de quilos vendido;
- Litros: total de litros vendido;
- Metros: total de metros vendido.
Quantidades
Exibe os totais dos pedidos na análise atual. Este bloco exibe informações diferentes de acordo com a empresa.
Vejamos alguns exemplos:
- Produtos: quantidade de produtos vendidos;
- Clientes: quantidade de clientes;
- Cidades: quantidade de cidades atendidas;
- Representantes: quantidade de representantes na análise atual.
Dashboard de Inatividade
O Dashboard de Inatividade gera um resumo da frequências de vendas recente de seus clientes e cidades, e é exibido em três blocos: Clientes, Cidades e KPIs.
Clientes
- Gráfico de quantidade de clientes: O Salescope categoriza seus clientes de acordo com a frequência de compra recente, e gera um gráfico de acordo com a quantidade de clientes;
- Taxa de ativação: É o percentual de sua carteira de clientes que efetivamente compra, e é calculada subtraindo a quantidade de clientes inativos da base total de clientes. Por exemplo, se você possui 100 clientes, e 30 são inativos, então sua tava de ativação é de 70%.
Cidades
É semelhante aos gráficos de clientes, porém baseando-se na quantidade total de cidades.
KPIs
KPIs são indicadores de inatividade de seus clientes ou cidades. Veja os KPIs disponíveis no dashboard de inatividade:
- Clientes: quantidade total de clientes;
- Cidades: quantidade total de cidades;
- Última venda em: data da última venda do período analisado;
- Clientes não compram há (em média): dos clientes analisados, qual a média de dias desde a última venda.
Este artigo demonstra parte de uma série de novidades do Salescope 5. Clique aqui para conhecer todas as novidades dessa versão.