Análise de vendas: Calculando o Ticket Médio, Rentabilidade e Frequência por Cliente
23 de maio de 2022
Analisar as vendas da empresa é parte essencial do trabalho de gestores, permitindo o acompanhamento e a criação de estratégias mais assertivas.
Nesse artigo ensinaremos como é fácil descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas de sua empresa, como por exemplo, se estão em crescimento ou queda, qual a rentabilidade, ticket médio e até a frequência com que os clientes compram.
Para nossas exemplos utilizaremos o software de análises comerciais Salescope BI. Você pode baixar uma versão gratuita aqui.
Identificando vendas em crescimento ou queda
O Salescope BI possui diversas formas de analisar o crescimento de sua empresa, porém vamos apresentar uma simples e direta.
Abra o software e clique no menu “Evolução de Vendas”. Pronto, só de abrir essa tela o sistema já irá gerar um gráfico e um relatório das vendas mês a mês.
Além da evolução das vendas, você tem uma previsão do próximo mês, pode classificar, filtrar e navegar entre as datas facilmente.
Você também pode customizar as análises como preferir. Por exemplo, vamos optar por analisar as vendas ano a ano.
Identificando a rentabilidade
De forma resumida, rentabilidade é o valor de venda menos o custo de fabricação.
Há diversas formas de se trabalhar com a rentabilidade no Salescope BI: podemos identificar a rentabilidade total, analisar a evolução, criar um mapa das regiões com maiores rentabilidades…
Como exemplo, vamos criar um gráfico com os produtos que trouxeram o maior valor em rentabilidade para nossa empresa.
Selecione o menu “Ranking” do lado esquerdo da tela, e em seguida selecione as opções “Produtos” e “Rentabilidade”. E pronto, já sabemos quais produtos trazem as maiores rentabilidades com menos de 5 cliques!
Calculando o Ticket Médio
Ticket médio é o valor médio por venda realizada. Nessa análise, vamos para uma abordagem mais simples e direta, identificando apenas qual o ticket médio geral de nossa empresa.
Para isso, clique no menu “Histórico e KPIs”, e selecione a opção “Ticket Médio”. E pronto, já sabemos qual o valor médio de cada venda de nossa empresa.
Está notando como tudo se torna muito simples e direto com um software especializado em análises?
Frequência de compras dos clientes
O Salescope BI possui dezenas de módulos e permite quase que infinitas combinações de valores e indicadores para a geração de diferentes análises.
Vamos finalizar nosso artigo com apenas mais um exemplo, que é analisando a frequência de compra da carteira de cliente. Podemos fazer isso de diversas formas, porém vamos optar por uma análise detalhada cliente a cliente.
Selecione o menu “Totais de Vendas”, e em seguida selecione “Clientes”.
Pronto, temos um relatório com todos os clientes de sua empresa, e junto a outras informações, temos o ritmo de compra de cada um dos clientes.
Chegou a sua vez
Quer testar todas as possibilidades que o um software de BI trás para você? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope BI e teste na prática!