Curva ABC: Como fazer um relatório de seus clientes
9 de março de 2020
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/12/relatorio-de-curva-abc-1024x432.png)
Curva ABC é uma metodologia de análise muito utilizada na gestão de carteira de clientes: ela consiste em separar seus clientes em três categorias (A, B e C) de acordo com as vendas totais de cada um deles.
A ideia da curva ABC é ter a visão de quais clientes compõem a maior parte do faturamento, e quais clientes compõem a maior quantidade na carteira.
![Resultado de imagem para curva abc](https://am3solucoes.com.br/wp-content/uploads/2019/07/curva-abc2.png)
Veremos a seguir como gerar um relatório de curva ABC de seus clientes. Para isso utilizaremos o módulo “Curva ABC” do Salescope. Caso sua empresa ainda não utilize Salescope, clique aqui e baixe uma cópia gratuita.
Gerando o relatório
A criação de um relatório de curva ABC com o Salescope é bem simples: basta clicar em Curva ABC > Composição da carteira.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-46.png)
Pronto, você já tem uma visão de todos os seus clientes, já categorizados em A, B ou C.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/relatorio-curva-abc-1024x734.png)
Apesar de ser fácil de utilizar, as ferramentas de curva ABC são muito poderosas. Vamos explorar algumas das possibilidades.
Configurando o percentual
Vamos imaginar que você queira fazer uma ação em cima dos seus 5% maiores clientes. Sim, vamos propositalmente pegar uma fatia realmente pequena de nossos maiores clientes.
Para isso, clique no botão “Configurar curva ABC”.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-47.png)
Em “Classe A”, digite 5%.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-48.png)
E pronto. Já temos uma relação dos 5% dos clientes que são responsáveis pelas maiores vendas.
Analisando os totais da classe A
Já sabemos quem são nossos maiores clientes; agora vamos analisar alguns números.
Clique na opção “Agrupar por classificação”, que irá mostrar os totais por categoria.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-49.png)
Podemos analisar alguns números interessantes, como por exemplo descobrir que 5% dos nossos clientes foram responsáveis por quase 50% do faturamento da empresa.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-51.png)
Cada um dos clientes de classificação A comprou em média quase 180 mil reais. Isso é bem maior que a média de 18 mil reais da carteira inteira.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-52.png)
Apesar de compreender 50% do faturamento, os clientes de classificação A receberam mais de 77% de todos os descontos concedidos até hoje.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-53.png)
Compartilhando a Curva ABC
O Salescope permite a você facilmente compartilhar suas análises: você pode abrir no Excel ou enviá-las por email pelo próprio aplicativo.
Para ver suas análises no Excel, por exemplo, basta clicar em Compartilhar, Abrir no Excel.
![](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2020/03/image-54.png)
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