Como calcular a margem de lucro de minha empresa?
22 de maio de 2021
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/05/image-24.png)
Margem de lucro é um indicador muito utilizado para acompanhamento de vendas em indústrias e distribuidoras, e permite a você entender o percentual de rentabilidade que suas vendas lhe trazem.
Calcula-se a margem de lucro dividindo o valor de rentabilidade pelo valor vendido.
Margem de lucro = Rentabilidade / Valor de venda
Exemplificando: se você vende um produto a R$ 100,00, e ele lhe gerou um lucro de R$ 30,00, sua margem foi de 30%.
Caso não saiba qual sua rentabilidade, basta subtrair os custos do produto do valor de vendas.
Rentabilidade = Valor de venda – Custos do produto
O Salescope lhe permite analisar sua margem de lucro de diversas formas, e neste artigo vamos explorar três delas:
- Margem das vendas recentes;
- Histórico de margem;
- Descobrindo as maiores margens.
Neste artigo estamos utilizando a plataforma de análises de vendas Salescope. Caso ainda não tenha instalado, baixe nossa versão gratuita.
Margem de lucro das vendas recentes
Ao abrir o Salescope, você visualiza o módulo “Resumo do dia”, um painel com uma visão geral de suas vendas recentes.
![Dashboard de resumo de vendas recentes](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/dashboard-resumo-do-dia-de-vendas-1024x727.png)
Uma das informações desse painel é justamente a Margem do dia, que já calculada automaticamente pelo Salescope. O sistema calcula, além da margem total, se a mesma cresceu ou diminuiu em relação ao dia anterior.
![Margem de vendas do dia](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-21.png)
O Resumo do Dia também apresenta um compilado de indicadores da semana e do mês corrente. Você pode analisar, por exemplo, se a margem do mês atual está maior que a do mesmo período do mês anterior.
![Evolução da margem de vendas no mês](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-22.png)
Histórico de Margem de Lucro
O módulo “Histórico e KPIs” nos dá uma visão geral de qualquer valor, quantidade ou indicador de vendas de sua empresa.
Ao abrir o módulo, selecione “Margem” do lado esquerdo para ter um resumo histórico desse indicador, e descobrir se a margem de suas vendas está em crescimento ou declínio.
![Histórico de margem de vendas](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/historico-de-margem-de-vendas-1024x748.png)
Descobrindo as maiores margens
Agora que já sabemos mais sobre a margem recente e seu histórico, vamos descobrir onde estão as maiores margens.
Clique no módulo “Ranking”, e em selecione “Margem” na opção “Totalizar por”.
![Ranking de margem](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-23.png)
O módulo Ranking ordena, do maior para o menor, qualquer elemento de suas vendas. Você pode descobrir as maiores margens por Representante, Estado, Marca ou qualquer outro elemento.
Vamos a alguns exemplos:
Representantes com maiores margens de lucro
![Ranking de margem por representante](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-24.png)
Clientes com maiores margens
![Ranking de margem por cliente](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-25.png)
Grupos de produtos com maiores margens
![Grupos de produtos com maiores margens](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2021/05/image-26.png)
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