Integração via Excel

Postado por Bruno Soares
3 de setembro de 2018

O Salescope Integrador pode ler um arquivo Excel e importar os resultados para um banco de dados próprio.

Para isso, você deve criar uma planilha com os dados de seu ERP em um formato pré-determinado.

Este manual irá lhe auxiliar na criação deste arquivo.

Layout Excel

Observações sobre o arquivo a ser gerado:

  • Seu arquivo deve conter todas as colunas da tabela abaixo. Mesmo as informações não utilizadas devem ser enviadas em branco;
  • Cada linha de sua planilha representa um item de nota ou pedido;
  • O arquivo não deve conter cabeçalho;
  • É possível gerar apenas as vendas do último dia, porém recomendamos que a planilha contenha sempre todo o histórico de vendas;
  • São aceitos os formatos XLS e XLSX;
  • A planilha não deve conter formatação, filtros ou outros recursos avançados.

Layout do arquivo:

DescriçãoTamanho máximoObrigatórioColuna
Número do pedido (ou NF)50Sim1
Filial emissora do pedido502
Estado do cliente2Sim3
Cidade do cliente50Sim4
Região de vendas505
Gerente de vendas506
Representante507
Canal de distribuição508
Segmento de mercado509
Marca do produto5010
Linha de produto5011
Grupo de produto5012
Subgrupo de produto5013
Produto (código, nome ou ambos)50Sim14
Cliente (razão ou nome fantasia)100Sim15
Informação adicional de pedido5016
Dia de emissão da nota ou pedido2Sim17
Mês de emissão da nota ou pedido 2Sim18
Ano de emissão da nota ou pedido 4Sim19
Valor total do item (já multiplicado pela quantidade) (*1)Campo numéricoSim20
Rentabilidade total do item (já multiplicada pela quantidade) (*1) Campo numérico21
Quantidade total (*1)Campo numéricoSim22
Litros (*1)Campo numérico 23
Quilos (*1)Campo numérico 24
Metros (*1)Campo numérico 25
CNPJ (8 primeiros dígitos) (*2) 8Sim26
CNPJ (4 dígitos após a barra) (*2) 4Sim27
Endereço (*3)150Sim28
CEP929
Telefone10030
Email10031
Observações adicionais50032
Valor monetário adicionalCampo numérico 33
Valor monetário adicional Campo numérico 34
Valor monetário adicional Campo numérico 35
Valor monetário adicional Campo numérico 36
Valor monetário adicional Campo numérico 37
Informação adicional de pedido5038
Informação adicional de pedido 5039
Informação adicional de pedido 5040
Informação adicional de pedido 5041
Informação adicional de pedido 5042
Informação adicional de produto5043
Informação adicional de produto 5044
Informação adicional de produto 5045
Informação adicional de produto 5046
Informação adicional de produto 5047
Informação adicional de cliente5048
Informação adicional de cliente 5049
Informação adicional de cliente 5050
Informação adicional de cliente 5051
Informação adicional de cliente 5052

Observações:

(*1) – Casas decimais devem ser separadas por vírgula;
(*2) – Os campos de CNPJ não devem conter pontos, traços ou barras.
(*2) – Caso o cliente não possua CNPJ, você pode preencher a primeira parte do CNPJ com um código interno do cliente, e deixar a segunda parte do CNPJ em branco.
(*3) – O campo de endereço, além de servir para consulta, também é utilizado para a geolocalização do cliente no Google Maps. Informações completas como nome da rua e número corretos resultam em uma localização mais precisa.

Você pode consultar uma planilha de exemplo baixando o arquivo abaixo:

Lembre-se de automatizar a geração de seu arquivo antes de avançar para o próximo artigo. O arquivo deve ser gerado automaticamente sempre com o mesmo nome, e na mesma pasta.

Validando o arquivo de dados

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