Key Accounts: Descobrindo quem são meus maiores clientes

Postado por Bruno Soares
1 de agosto de 2018

Dentre sua carteira de clientes, alguns podem ser mais importantes em questão de faturamento, e por isso requererem um atendimento diferenciado; esses clientes costumam se tratados de forma estratégica e são chamados de Key Accounts. Muitas empresas inclusive denominam gerentes exclusivos para atender a esses clientes, chamados de Key Account Managers.

Como identificar quem são meus Key Accounts?

É muito simples identificar seus maiores clientes utilizando o Salescope Mapas. Você pode baixar uma cópia do Salescope Mapas aqui.

Abra o Salescope Mapas, seleciona o módulo Vendas, e em seguida Relatório.

Este módulo gera relatórios para todas as informações de vendas de sua empresa. Como queremos descobrir quem são nossos maiores clientes, selecione a opção “Analisar vendas por Cliente”.

Já temos uma relação de todos os nossos clientes. Agora vamos ordenar pelo Valor médio de compras para descobrir quais compram os maiores valores.

Clique na coluna “Valor médio por dia”.

Pronto, temos em menos de um minuto um ranking dos clientes que mais compram. Imagine que você queira considerar um Key Account um cliente que compre mais de R$ 2.500 por dia (R$ 75.000,00 por mês): nesse caso, em nosso exemplo, teremos 6 Key Accounts.

Você pode visualizá-los em um mapa de vendas. Selecione os 6 maiores clientes e clique em “Filtrar 6 clientes selecionados”.

Agora clique em “Mapa”, e pronto, você está visualizando seus maiores clientes geograficamente.

Analisando os Key Accounts

E como anda a “saúde” de meus maiores clientes?

Clique em “Inatividade”, e depois em “Relatório”.

Você terá acesso a um relatório que mostra quais de seus Key Accounts deixou de comprar, o valor da última compra e há quanto tempo cada um não compra.

O próprio Salescope Mapas lhe oferece informações de contato do cliente para entrar em contato com o mesmo e reverter a possível inatividade: Telefone, Email, Endereço e até o Representante que o atende.

Gostaria de testar o Salescope com os dados de sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma apresentação.

Tags: account manager / clientes / inatividade / key account / mapa

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação