Mapa de clientes: Como criar o seu
28 de novembro de 2019
Você pode ter um mapa de clientes de sua empresa para identificar facilmente regiões de maiores vendas, áreas de atendimento de seus representantes, identificar regiões não atendidas, dentre muitas outras análises úteis para gestores de vendas.
O Google Maps possui informações de praticamente todas as cidades e empresas do Brasil. Você pode utilizar todo o poder do Google para mapear seus clientes de forma simples e automática.
Para isso, vamos começar abrindo o Salescope Mapas. Caso ainda não possua o Salescope, baixe aqui uma versão gratuita.
Mapa de Representantes
O Mapa de Representantes plota seus clientes em um mapa e os colore de acordo com o representante que os atende.
Você pode posicionar o mouse sobre um representante para visualizar apenas seus clientes e descobrir sua área de cobertura.
Clique sobre um cliente para visualizar suas informações de vendas, localização e até fotos do Google Maps.
Mapa de Atividade de Compra
Uma outra forma de visualizar seus clientes em mapas é com o Mapa de Atividade. Este mapa exibe seus clientes de acordo com a atividade recente de compra deles.
Um cliente pode ser categorizado como:
- Ativo: compra constantemente;
- Novo: fez sua primeira compra recentemente;
- Quase inativo: já não compra há algum tempo e corre o risco de ser perdido;
- Inativo: não compra há muito tempo;
- Recuperado: estava perdido, porém a última compra o recuperou da inatividade.
Mapa de Curva ABC
Uma terceira forma de analisar seus clientes é pelo Mapa de Curva ABC. Este módulo categoriza seus clientes de acordo com o valor total em compras de cada um deles.
Você verá um mapa em que seus maiores clientes serão marcados com a letra A, clientes médios com B, e clientes menores com a letra C.
Curva ABC é um tipo de análise muito utilizada na indústria. Ela é baseada na teoria de Pareto, em que permite identificar seus clientes mais importantes.
Mapa de Calor
O próximo mapa é o Mapa de Calor, que identifica facilmente regiões de maior concentração de vendas.
Você pode gerar um mapa de calor no Salescope de acordo com valor em vendas, rentabilidade, quantidade vendida ou qualquer outra informação de seu sistema.
Veja seus clientes em mapas na prática
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