Quem são meus maiores clientes? Uma análise de Curva ABC com Mapas
6 de dezembro de 2019
Curva ABC é um padrão de análise que parte do princípio que os maiores valores devem vir das menores partes.
Colocando em prática, podemos dizer que a maior parte do faturamento de sua empresa certamente vem de um grupo pequeno de clientes. A análise de curva ABC ajuda a identificar esses clientes, categorizando sua carteira em três categorias (A, B e C) de acordo com o valor total de compra de cada cliente.
Vamos visualizar essas informações em forma de mapas e relatórios. Comece abrindo o Salescope Mapas. Caso ainda não utilize o Salescope em sua empresa, clique aqui e baixe uma versão gratuita.
Mapa de Curva ABC
Acesse o Mapa de Curva ABC no menu de módulos do Salescope.
O Mapa irá mostrar a localização de todos os seus cliente, e cada um será identificado por uma letra, de acordo com seu valor total em vendas.
- Classe A: clientes que englobam o grupo de maiores compradores de sua empresa;
- Classe B: o grupo seguinte de compradores, não são classe A mas se destacam dos demais;
- Classe C: normalmente os 70% dos clientes que menos compram, juntos representam a maior parte de seu faturamento, porém separados não fazem tanta diferença no total de vendas.
Relatório de Curva ABC
Você também pode fazer a análise de sua carteira baseada em relatórios.
Em Curva ABC, selecione Relatório.
O Relatório de Curva ABC mostra os clientes com as mesmas classificações que vimos no mapa, porém de uma forma analítica, com informações de vendas, frequencia de compras, KPIs, número de pedidos e mais.
Para ter uma visão global de sua carteira, experimente marcar a opção “Agrupar por Classificação”.
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