Ticket médio: O que é e qual a utilidade
9 de outubro de 2022
O ticket médio é considerado um dos principais indicadores em uma gestão de negócio, afinal de contas, é preciso saber a média de compras que os clientes realizam.
Assim, a partir dessa mensuração, é mais simples entender o comportamento do cliente, a satisfação com seus produtos e a eficiência de sua equipe de vendas.
Se você deseja saber o que é o ticket médio, porque ele é importante e claro, como aumentá-lo, leia esse post até o final.
O que é ticket médio?
O ticket médio, ou TM, é uma métrica que tem como objetivo apresentar ao gestor o valor médio de compras do negócio, a partir de cada cliente.
Em conjunto com outras métricas, o ticket médio consegue fornecer para o seu negócio informações importantes para estratégias de vendas.
Por que você deve conhecer seu ticket médio?
O ticket médio é um indicador fundamental para poder avaliar a performance de venda da sua empresa e melhorar a jornada de compra dos seus clientes.
Compreender o valor médio das vendas facilita o entendimento do perfil do cliente que compra seus produtos, e assim possibilita identificar oportunidades que podem ser implantadas em seu funil de vendas.
Através dessa métrica você pode ter uma maior previsibilidade de faturamento, além de entender o quanto está pagando por CAC (custo de aquisição de cliente).
Portanto, o ticket médio não é somente um indicador, mas sim uma métrica capaz de ajudar no planejamento e nas tomadas de decisão da empresa.
Como você pode calcular o seu ticket médio?
A maneira mais simples de calcular o seu ticket médio é dividir o número do seu faturamento total pelo número de vendas realizadas no mesmo período.
Ticket médio = Valor em vendas / Pedidos realizados
Entretanto, é importante se atentar aqui, pois, o que deve ser observado é quantos clientes compraram os produtos e não quantos produtos foram vendidos.
Além disso, na hora de avaliar o ticket médio, você vai precisar considerar algumas métricas também, como:
- Margem de contribuição;
- Custo de marketing que levou à métrica;
- Lucratividade;
- Rentabilidade, etc.
Somente o conjunto das métricas vai te ajudar a compreender melhor o ticket médio, já que ele, de forma isolada, não irá significar muita coisa.
Passo a passo para calcular o seu ticket médio de maneira rápida
Agora que você sabe o que deve considerar ao calcular o seu ticket médio, vamos apresentar um passo a passo bem simples para poder calcular o indicador.
1 – Qual é o período que irá avaliar?
A primeira coisa que deve ser considerada é o período que você deseja saber quanto foi o ticket médio.
Pode ser da primeira semana, mês, trimestre, semestre ou qualquer outra data. Independentemente de qual seja ela, ela precisa ser definida.
2 – Vendas
Agora que você já sabe o período, é necessário levantar a quantidade de vendas realizadas.
Neste caso, você vai somar o produto ou a categoria de produtos, depende do que está tentando descobrir o ticket médio vendido para cada cliente.
Portanto, se o cliente A comprou 3 produtos de R$ 70,00 e o B comprou 2 de R$ 120,00, você deve somar às duas vendas, o que deve ficar da seguinte maneira:
Cliente A = 70 x 3 = 210,00
Cliente B = 2 x 120 = 240,00
240 + 210 = 450 (soma das vendas) / (quantidade de clientes)2 = R$ 225,00.
O exemplo de cima aponta então que o ticket médio é de R$ 225,00.
Quais são as melhores maneiras de aumentar o seu ticket médio?
Use as técnicas de Cross Sell e Up Sell
Uma ótima maneira de você conseguir aumentar as suas vendas é a partir das estratégias Cross Sell e Up Sell, fundamentais para aumentar a receita.
O interessante dessas técnicas é que elas focam principalmente no ticket médio, já que o custo por aquisição de cliente, por exemplo, não irá aumentar.
Para ter sucesso na implementação, você precisa encontrar quais são os serviços ou produtos que se complementam um ao outro para serem oferecidos como um combo para o cliente.
Caso você não tenha esse tipo de produto, você pode atualizar produtos antigos, com funcionalidades ou características melhores e mais completas.
Neste caso, o que você deve focar é no que mais vai interessar ao cliente e não mais ao seu negócio, como vender produtos parados em estoque.
Incentive o cliente a comprar mais
Essa é uma das estratégias mais comuns entre os e-commerce e provavelmente você já caiu nela, mas, não leve isso a mal, pois isso significa que ela funciona.
A ideia aqui é que você ofereça algo a mais para o cliente poder comprar um novo produto.
Os e-commerces tendem a oferecer o frete grátis a partir de um volume de compras ou até mesmo um valor final.
Porém, essa estratégia precisa ser avaliada com atenção para no final você não sair no prejuízo, portanto, não esqueça de olhar a logística da sua empresa.
Melhore a sua equipe de vendas
Focar na sua equipe de vendas é também uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio do seu negócio.
Melhorar as estratégias de vendas é fundamental para uma empresa que deseja se manter crescendo em um mercado tão competitivo.
Entretanto, é incomum ver esse tipo de comportamento nas empresas, que só treinam os seus vendedores assim que são contratados.
Não esqueça que vendedores bem treinados e de forma constante se relacionam melhor com os clientes, tornando o processo de vendas mais simples.
Além disso, os vendedores com maior conhecimento, ultrapassa barreiras comuns criadas por clientes como:
- Objeções;
- Gatilhos mentais;
- Facilidade na identificação das necessidades do cliente.
Ofereça mais produtos
Essa é uma dica que pode impactar no ticket médio, mas ela não será determinante.
Muitas vezes, por a empresa oferecer poucos produtos, as pessoas não encontram opções tão interessantes e que acreditam que vale a pena comprar.
Entretanto, quando você apresenta um catálogo de produto maior, os clientes podem encontrar opções melhores do que os concorrentes.
Assim, as chances de incluir mais produtos no carrinho é bem maior do que se houvesse poucas opções.
Conclusão
Agora que você sabe o que é o ticket médio, para que ele serve, como ele pode ser aplicado e como você pode aumentá-lo, está pronto para começar a aplicá-lo na sua empresa.
Não esqueça de calculá-lo antes de desenvolver estratégias para o aumento, pois, somente assim saberá se está ou não funcionando.
Aplique em sua empresa
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