Dashboard comercial: O que é e qual a importância

Postado por Equipe Salescope
1 de novembro de 2022

Dashboard comercial é uma das maneiras mais simples e diretas de você acompanhar as informações do seu negócio de forma prática.

Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela pode ser útil ao seu negócio, leia o conteúdo até o final.

Boa leitura!

O que é um Dashboard comercial?

O Dashboard comercial é um painel de controle que ajuda o gestor a visualizar os principais dados da empresa de maneira simples e prática.

Dashboard de clientes
Dashboard de clientes do Salescope BI

Normalmente, esse painel mostra as informações mais pertinentes logo na tela inicial para que seja mais simples saber os pontos mais importantes do negócio.

Quais são as vantagens do Dashboard comercial?

– Ajuda nas tomadas de decisão:

Dashboards comerciais ou de vendas conseguem centralizar as principais informações da empresa em um único lugar. Isso permite uma visão mais clara e ampla dos pontos de maior necessidade ou de maior destaque do negócio.

Assim, o gestor consegue uma melhor segurança na hora de tomar as melhores decisões, já que as ações serão baseadas em dados.

– Informações centralizadas:

Outra vantagem do dashboard comercial é o fato do usuário conseguir coletar informações de várias fontes, acompanhando setores diferentes, sem precisar navegar por diversos relatórios, planilhas ou sistemas, permitindo uma análise linear sem quebra de linha de raciocínio.

– Embasamento:

O achismo deixou o empreendedorismo há muito tempo, entretanto, alguns gestores ainda se utilizam dele.

A partir de escolhas baseadas no feeling, é natural que o negócio corra o risco de decair as vendas, e caso seja um comportamento constante, pode chegar até a fechar as portas.

Por outro lado, com a ajuda de um dashboard comercial, a empresa consegue tomar decisões embasadas em números reais.

Quais são os tipos de dashboard comercial que existem?

– Dashboard Operacional:

Esse painel oferece para o empreendedor as métricas ligadas à operação da empresa.

Dashboard operacional
Exemplo de dashboard operacional

Normalmente, o dashboard operacional é usado para analisar o desempenho do negócio, e identificar possíveis erros ou gargalos.

A ideia é que a partir de erros identificados, a empresa consiga otimizar seu processo operacional.

– Dashboard Tático:

O dashboard tático mostra dados que ajudam na tomada de decisão para melhorar os resultados de vendas da empresa.

A ideia é ver o quão eficiente está sendo a estratégia, e a partir de KPIs corrigir erros que possam estar surgindo.

– Dashboard Estratégico:

Por fim, o dashboard estratégico consegue apresentar KPIs que ajudam a validar a estratégia de negócio.

Assim, fica mais fácil ver quando a estratégia não está funcionando e precisa ser modificada.

Essas informações estão sempre sendo comparadas a registros antigos que ajudam o empresário a ver a evolução dos resultados.

Que tipos de métricas que deve ter no seu dashboard comercial?

– Retorno sobre o investimento (ROI):

A primeira métrica que precisa estar bem clara no seu dashboard comercial é o ROI da empresa.

Monitorar esses números vai te ajudar a entender o que está gerando mais lucro para a empresa e o que ainda precisa ser reavaliada.

Além disso, essa é uma forma adequada de mostrar a outros gestores que uma estratégia pode dar mais resultado que outra, mesmo sendo mais trabalhosa ou exigir mais orçamento.

– Conversões por canais:

É importante que a empresa consiga mensurar o potencial de cada canal utilizado para atingir os seus clientes, como mídia impressa, rede social ou ações de telemarketing.

Uma maneira de fazer isso é acompanhar as métricas de conversão em cada canal, seja email marketing, landing pages ou mesmo na ecommerce para entender de onde ver as melhores vendas e onde precisa ser melhorado.

– Crescimento de visitas orgânicas:

Em negócios que dependem da internet, as visitas orgânicas no seu site te ajudam a saber se o seu negócio está aumentando em visibilidade e se os resultados estão melhores do que já foram.

Acompanhar esse dado ao longo dos meses é fundamental para saber que tipo de estratégia aplicar para se tornar mais relevante e diminuir o CAC.

– Custo por Lead:

Outro ponto que merece muito atenção é o custo por lead, dado fundamental para uma boa estratégia de marketing.

Neste caso, é necessário somar todas as despesas que foram gastas para receber esse lead e criar uma média.

Salários de funcionários e outras contas internas precisam ser incluídas.

– Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV):

Por fim, você deve inserir também a métrica LTV (falamos mais sobre LTV aqui), está diretamente ligada à sua equipe de vendas, para que tenham a chance de acompanhar.

A ideia é acompanhar o lead desde o primeiro contato até as vendas realizadas.

Essa é uma ótima alternativa de obter insights e verificar se os clientes que seguem uma determinada jornada de compra tendem a comprar mais que outros.

Quais são as maneiras de você fazer um dashboard comercial na sua empresa?

– Planilhas:

Se o seu negócio está começando agora e não tem muito dinheiro para investir em um dashboard profissional, as planilhas são uma ótima opção.

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Elas são gratuitas e você pode adaptá-la de acordo com a sua realidade, mas, claro, ela é limitada.

Conforme o crescimento da empresa, é natural que os volumes de dados cresçam também e, neste caso, as planilhas não serão o suficiente.

Porém, se ela está sendo útil para você agora, aproveite.

– CRM:

Negócios que utilizam softwares CRM podem começar a gerar os dashboards comerciais melhores.

A grande maioria possui a opção de visualização, tornando o trabalho manual bem menor.

Dashboard do CRM Pipedrive

Um dos pontos negativos é que algumas empresas oferece um CRM muito básico, limitando o a gama de análises possíveis.

Se você estiver começando, essa nem é uma opção ruim, já que aí você não se perde em meio de números, mas, se já tiver bastante conhecimento, é preciso tomar cuidado.

Por outro lado, os CRMs que são considerados robustos conseguem apresentar para você todo o ciclo de relação com o lead.

– BI:

Se a sua empresa usa ferramentas diferentes para cada uma das etapas de venda, você vai precisar utilizar um jeito de conseguir unificar todos os dados.

Neste caso, a melhor alternativa é o BI.

Dashboard de vendas do Mês

Alguns BIs exigem um desenvolvedor, cientista de dados ou DBA para a modelagem dos dados ou relatórios. O Salescope BI é um software que tem a vantagem de trazer todas as informações prontas para uso, sem necessidade de profissionais especializados.

– Softwares específicos:

Por fim, temos os softwares específicos que podem gerar para a sua empresa um dashboard comercial.

Aqui, tudo pode variar, mas, todos entregam uma visualização de dados melhor e eles estão prontos para uma integração com diversas fontes.

Tags: business inteligence / clientes / comercial / dashboard / indicadores / kpis / valores / vendas

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