8 dicas para sua empresa vencer a crise

Postado por Equipe Salescope
2 de novembro de 2022

Se o seu negócio está passando por uma situação difícil e precisa de ajuda para a sua empresa vencer a crise, esse conteúdo é para você.

Estamos falando de um dos momentos mais críticos da vida de um empreendedor, onde muitos desistem de abrir um negócio pensando já nas possíveis crises.

Neste post, vamos mostrar para você quais são os caminhos que precisam ser percorridos diante da situação e como é possível modificar o cenário.

Vamos lá?

Dicas para sua empresa vencer a crise

Vamos conhecer 8 dias práticas para vencermos a crise a voltar a fazer sua empresa prosperar. Hora de arregaçar as mangas e seguir em frente!

1 – O que levou a sua empresa à crise?

Ilustração de uma pessoa de negócios preocupada com as vendas caindo
Image by jcomp on Freepik

A primeira coisa que você precisa para vencer a crise é saber o que levou a sua empresa a essa posição.

Identificar as causas é essencial para que consiga combater o erro que pode estar levando o seu negócio para o buraco.

Uma ótima maneira de identificar o problema é avaliar os relatórios do negócio, identificando a situação da empresa.

Veja quais são as receitas e despesas e entenda de onde o seu dinheiro vem vindo e para onde vai indo.

Os problemas mais comuns são:

  • Falta de orçamento para pagar as contas;
  • Faturamento baixo;
  • Dificuldade de manter os pagamentos dos fornecedores;
  • Metas não estão sendo mais atingidas.

Avalie o seu problema e se prepare para as próximas dicas.

2 – Encontre a solução do problema para resolver:

Homem latino em frente a um notebook e relatórios impressos pensando e olhando para o alto
Image by jcomp on Freepik

Se você seguiu a dica anterior, agora já sabe quais problemas sua empresa enfrenta. Entender o problema é o passo inicial para poder resolvê-lo.

Cada problema vai exigir de você um tipo de solução diferente, mas, é comum ver empresas seguindo resoluções parecidas.

Entretanto, é fundamental que você foque na solução mais adequada para o seu problema, já que nem tudo o que se aplica em um negócio dá resultado em outro.

As possibilidades de resolver problemas mais comuns são:

  • Diminuir o tamanho da empresa;
  • Aumentar o mix de produtos;
  • Expandir a empresa para outros estados;
  • Fechar a empresa.

Pode parecer exagerado, mas, muitas vezes, o empreendedor precisa, sim, pensar em fechar a empresa.

Essas situações extremas são viáveis quando o negócio não tem condição de produzir tanto quanto é necessário devido à falta de capital.

Em muitos casos, fechar a empresa vai te dar um prejuízo menor do que mantê-la aberta.

Em outros casos, você pode encontrar uma realidade diferente, onde o sacrifício envolve a parte financeira ou um novo planejamento.

3 – Reduza os custos:

Desenho de um homem de negócios cortando uma nota de dólar

Reduzir os custos é muito importante para a empresa no momento em que está diante de uma crise.

Essa redução de custos nem sempre está relacionada à demissão de funcionários. Muitas vezes, os aspectos estão ligados a:

  • Economizar em consumos básicos de água e energia;
  • Diminuir no momento o pedido de estoque;
  • Renegociar valores com fornecedores;
  • Realinhar os processos na empresa;
  • Diminuir o próprio salário.

São diversas oportunidades para você diminuir o custo e minimizar o impacto da empresa nos próximos meses, basta apenas avaliar as oportunidades.

Uma alternativa de não diminuir o custo é aumentar os preços do produto, mas, tem que pensar com bastante cuidado, já que ele pode gerar uma repercussão negativa entre os clientes.

4 – A crise vai terminar:

Mulher de amarelo correndo com os braços abertos em uma estrada
Image by Freepik

Não se desespere ao estar diante da crise.

Sim, isso é ruim, mas crises não duram a vida inteira. Não se esqueça disso.

É comum empreendedores que começam a passar por essa situação considerarem que o momento nunca irá passar.

Entretanto, saiba que assim como outras crises, essa também irá passar e você precisa segurar a barra para retornar ao azul. O planejamento e a persistência muitas vezes separam os vencedores do restante.

5 – Veja quanto tempo a sua empresa aguenta:

Homem de negócios segurando uma ampulheta
Image by Freepik

É importante que logo no início da crise você avalie qual é o tempo de vida que a sua empresa tem caso o faturamento caia drasticamente.

Para saber esse número, é preciso avaliar dois aspectos:

  • Qual é o custo para manter o seu negócio mensalmente, incluindo, custos fixos e variáveis;
  • Qual é a atual disponibilidade de caixa?

Com esses dados em mãos, você só precisa dividir o quanto de dinheiro que tem no caixa com o custo mensal para manter a empresa aberta.

Tempo de vida = Valor em caixa / Custo mensal

A partir do resultado, você terá a média de tempo que irá manter a empresa aberta.

Suponhamos que a sua empresa tem custos fixos e variáveis que chegam a R$ 15.000,00 e um caixa de R$ 70.000,00.

Neste caso, é preciso dividir R$ 70.000,00 por R$ 15.000,00. A soma então será um pouco mais de 4 meses de sobrevivência sem vender nenhum produto.

6 – Busque novas oportunidades de crédito:

Uma mão segurando um saco de dinheiro

Pode parecer loucura à primeira vista, mas, existe sim a possibilidade de você conseguir trocar uma dívida cara por dívidas menores.

Assim, se a sua empresa não tem tanto tempo de vida, de acordo com o dinheiro que tem no caixa e as vendas continuam acontecendo, talvez um empréstimo ajude.

Entretanto, é preciso fazer com atenção um plano de ação, já que pode acabar pegando o empréstimo, piorar o que está ruim e ter que fechar a empresa com um buraco ainda maior.

7 – Inove:

Uma lâmpada, sinalizando inovação, sobre um fundo branco, feito com uma bolinha de papel amassada e rabiscos
Image by Freepik

A necessidade é a mãe da invenção.

Durante a crise, você não pode ficar parado esperando os resultados aparecerem naturalmente: é preciso inovar.

A inovação é uma ótima maneira de você conseguir se diferenciar da concorrência, criando produtos para poder solucionar os problemas do seu negócio.

Essas inovações podem fazer com que os clientes gerem um bom engajamento e volte o seu negócio aos trilhos.

Aproveite que a economia não está em seu estado habitual, e faça sua empresa pensar de forma não habitual!

8 – Dê atenção aos seus clientes:

Homem de negócios fazendo uma ligação para um cliente

Por fim, a última dica é que você deve dar uma maior atenção às suas relações com o cliente.

Não esqueça que a alma do negócio é sempre o seu cliente. É fundamental que você consiga fidelizá-lo para que ele se mantenha ao longo dos anos, evitando um churn (perda).

Portanto, em momentos de dificuldade, todos os clientes que você conquistou precisam continuar.

Para poder trazê-lo mais perto, não esqueça de entender:

  • O que eles precisam;
  • Quais são os canais que precisam ser usados para manter contato;
  • O que é mais relevante para ele.

Agora que você já sabe quais são os possíveis caminhos para entender e sair da crise, comece a aplicá-los hoje mesmo.

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Tags: crise / negócios / pandemia / superar

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