Como motivar representantes comerciais? 15 dicas para gestores de equipes

Postado por Bruno Soares
11 de janeiro de 2024

Representantes comerciais desempenham um papel crucial no sucesso de uma empresa, atuando como a ponte entre os produtos ou serviços oferecidos e os clientes. Manter essa equipe motivada é essencial para alcançar metas de vendas, conquistar novos clientes e manter a satisfação do cliente.

Veja a seguir 15 dicas rápidas para você manter sua equipe de vendas motivada e mais produtiva.

1. Estabeleça Metas

Criar objetivos de vendas claros e realistas dá um norte à sua equipe, incentivando uma competição saudável e a sensação de conquista aos vendedores.

Meta de vendas
Imagem de storyset no Freepik

Porém, muito cuidado ao estabelecer metas: objetivos impossíveis de se alcançar podem ter um efeito oposto e desmotivar os vendedores. Por isso, é sempre recomendado criar os objetivos com base em um histórico de vendas e movimentos de mercado.

2. Reconhecimento Imediato

Lembre-se que sua equipe é formada por seres humanos, que gostam de serem reconhecidos por seus esforços. Reconheça e elogie conquistas imediatamente, seja por e-mail, em reuniões ou em mensagens de grupo.

Por outro lado, caso precise fazer uma observação ou chamar a atenção para alguma falha do vendedor, prefira fazer em reservado. Dar um feedback pessoal em público pode desmotivar o funcionário e fragilizar e imagem do líder.

3. Recompensas

Recompensas estimulam a competição e trazem uma sensação de conquista aos destaques da equipe.

Você pode implementar programas de recompensas tangíveis, como bônus, vouchers ou prêmios para reconhecer conquistas e esforços extraordinários de vendedores.

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Você pode estabelecer bônus para o representante que abrir mais clientes, ou alcançar o maior ticket médio, por exemplo.

4. Treinamentos Rápidos e Focados

Ofereça treinamentos curtos e direcionados para aprimorar habilidades específicas e manter a equipe atualizada.

Além dos vendedores aprenderem técnicas que poderão aumentar imediatamente o retorno em vendas para sua empresa, os treinamentos podem aumentar seu senso de pertencimento junto à empresa, aumentando sua motivação e fidelidade.

5. Feedback Contínuo

A comunicação é a base da colaboração. Forneça feedbacks regularmente, destacando sucessos e oferecendo sugestões construtivas para o crescimento profissional.

6. Flexibilidade na Abordagem

Cada vendedor possui um perfil e experiência com suas técnicas: abordagens que funcionam para uns, podem não funcionar para outros.

Permita que os representantes adaptem suas abordagens de vendas de acordo com as necessidades dos clientes, promovendo autonomia.

Imagem de Freepik

7. Ambiente Positivo

Fomente um ambiente de trabalho positivo, estimulando o trabalho em equipe e celebrando marcos alcançados.

8. Eventos Sociais

Organize eventos sociais ou atividades de team building (como gincanas e palestras) para fortalecer os laços e promover um senso de pertencimento.

9. Acesso a Ferramentas Eficientes

A tecnologia certa pode encurtar caminhos e facilitar o trabalho do vendedor. Pesquise por boas ferramentas de digitação de pedidos e análises comerciais para extrair o máximo potencial de sua equipe de vendas.

10. Oportunidades de Crescimento Profissional

Demonstre compromisso com o desenvolvimento profissional, oferecendo oportunidades de aprendizado e avanço na carreira quando possível.

11. Desafios Amigáveis

Introduza desafios de vendas amigáveis com recompensas, criando uma atmosfera competitiva saudável.

12. Analise a Performance da Equipe

Você só saberá a real performance de sua equipe quando analisar seus números.

Para isso, faça uso de ferramentas que permitam uma análise da eficiência de cada vendedor para poder fornecer os feedbacks adequados.

Alguns indicadores de performance podem ser essenciais em suas análises, como valor total em vendas, clientes abertos, retenção, ticket médio dentre outros.

Dashboard de representantes do Salescope BI

13. Delimite Corretamente as Regiões

Caso sua empresa trabalhe com regiões para representantes, é importante analisar alguns pontos como se um representante não está invadindo a região de outro, ou se não há regiões sem cobertura no mapa.

Manter as regiões bem definidas aumenta a eficiência dos atendimentos e encurta distâncias nas visitas.

Mapa de representantes do Salescope BI

14. Comunique-se com a Equipe

Compartilhe histórias de sucesso e testemunhos de clientes para inspirar a equipe e destacar a importância do seu trabalho.

Da mesma forma, incentive os representantes a compartilharem ideias, preocupações e sugestões.

15. Faça Avaliações de Desempenho

Realize avaliações regulares de desempenho para acompanhar o progresso e ajustar estratégias conforme necessário.

Conclusão

Ao implementar essas dicas, sua empresa pode criar um ambiente motivador e propício que inspire os representantes comerciais a atingirem seu potencial máximo e contribuir significativamente para o sucesso de seu negócio.

Boas vendas! 💰

Tags: equipe / estratégia / motivação / representantes / vendedores / vendedores externos

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