6 dicas para o seu representante vender mais

Postado por Equipe Salescope
8 de outubro de 2022
Imagem de um vendedor apertando a mão de outro fechando negócio

Já aplicou todas as estratégias que você conhece e não sabe mais como fazer o seu representante vender mais? Fique ligado então que esse post foi feito para você.

Aqui apresentaremos dicas práticas e que podem ser aplicadas por sua equipe de vendas para aumentar as chances de obter um maior lucro para sua empresa.

Vamos lá?

Dicas para seu representante vender mais

1 – Reveja os métodos que ele está aplicando

Cada empresa e equipe tem um método de trabalho único e, de acordo com os resultados, vão realizando mudanças e aprimorando algumas técnicas.

Enquanto alguns decidem visitar o cliente em algum momento do dia, outros optam por visitas estratégicas. Ou seja, de maneira geral, cada um tem um método, aplicado de acordo com a situação e necessidade, sempre de acordo com o que o representante faz.

Equipe de pessoas estudando técnicas de vendas
Equipe de pessoas estudando técnicas de vendas. Image by cookie_studio on Freepik

Entretanto, desenvolver o seu método não significa se fechar e não aplicar novas técnicas, que aprimorem os resultados.

O ideal é que a metodologia de trabalho de sua equipe de vendas seja sempre reavaliada para que novas práticas sejam inseridas para o resultado ser melhor.

Uma maneira de aprimorar as suas ações é traçar os resultados que quer atingir e definir que tipo de comportamento vai te ajudar a atingi-los.

Assim, com base nelas, você entende como chegar ao cliente e realmente converter o encontro em vendas.

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2 – Ajude seu representante a entender melhor o produto

Após reavaliar os seus métodos de vendas, você pode orientar seu representante a entender melhor o produto que ele está prestes a vender.

Neste caso, deixe claro para ele como o produto funciona e o que o cliente irá ganhar ao comprá-lo.

Empresário apresentando para a equipe.
Empresário ensinando equipe. Image by standret on Freepik

Aqui, se existir estatísticas, é bom lembrar o cliente, e se o produto for único, é preciso mencionar também.

Além disso, se você tem uma vantagem clara sobre os concorrentes, é muito importante que esses diferenciais fiquem claros.

Quando o seu representante entende todos esses detalhes sobre o produto, você consegue transmitir a ele confiança e argumentos para vender mais.

Portanto, não poupe detalhes do produto e fale ao seu representante tudo o que ele precisa saber.

3 – Conheça a dor do cliente

Entendendo bem o seu produto, está na hora de mostrar para o seu representante qual é a dor do cliente que o produto irá curar.

Dois homens de negócios conversando.
Ouça e entenda a dificuldade e desejo de seu cliente. Image by drobotdean on Freepik

Conhecer o público é fundamental para que você possa traçar as melhores estratégias e lidar com possíveis objeções.

Além disso, o seu representante irá se poupar de ir ao encontro de um cliente que não está qualificado para o produto e se preparar melhor para atender quem realmente pode fechar as vendas.

Entender por que eles compram e como eles conseguem resolver o seu problema (ou o que eles irão ganhar) com o produto é essencial para melhorar a qualidade das vendas.

Isso só é possível entendendo do produto e sabendo que são os possíveis clientes que o comprariam.

4 – Mostre como o produto funciona na prática

Falar é bom, mas não tem nada melhor do que o poder de ver o produto funcionar diante dos seus olhos.

Vendedora apresentando seus produtos de beleza.
Sempre que possível demonstre seu produto na prática. Image by zinkevych on Freepik

Portanto, sempre que for possível, é essencial que você mostre para o cliente como o produto funciona. Apresente os benefícios, as principais características e como ele vai resolver o problema do cliente.

Assim, com uma apresentação na prática fica mais simples mostrar ao cliente o porquê o produto é tão bom.

Claro, dependendo do que você vai vender, pode ser que essa demonstração não funcione. Neste caso, é interessante que faça uma apresentação incrível, que é a próxima dica.

5 – Para o seu representante vender mais, ele deve ter uma apresentação bem elaborada e persuasiva

Para que o seu representante vá bem e aumente as vendas da sua empresa, ele precisa ter um conteúdo sobre o produto que seja realmente relevante ao cliente.

Equipe assistindo a uma apresentação de vendas
Apresentação de vendas – Image by Freepik

Hoje em dia, com o mundo corrido em que vivemos, ninguém quer perder tempo vendo coisas que não irão gerar os resultados que desejamos.

Para isso, uma apresentação que faça sentido, seja atrativa e, claro, persuasiva, pode ser o passo necessário para gerar mais resultados.

Uma maneira de fazer isso é investir em materiais que ajudem na criatividade e que contribuem para o destaque do produto, exaltando o seu real valor.

Somente a partir de uma boa apresentação, você consegue orientar o cliente e ajudá-lo a tomar a melhor decisão, e por fim comprar com o seu representante.

6 – Use o pós-venda para ajudar suas estratégias:

As ações de pós-venda também são importantes em um processo de vendas, mesmo que muitos empreendedores não deem a devida atenção.

Vendedora ouvindo seu cliente pelo telefone.
Sempre mantenha contado com seus clientes para fidelizá-los. Image by zinkevych on Freepik

O processo de pós-venda consegue oferecer para o seu negócio duas contribuições essenciais para que ele consiga se manter crescendo:

  • Fidelizar o cliente;
  • Obter dados que ajudem a melhorar a estratégia de venda.

Se o cliente se sentir feliz com o produto, é claro que ele vai, no final, continuar comprando e até indicar outros clientes.

Por outro lado, se ele não gostar, pode até ser que ele reclame de você na internet ou para outros potenciais clientes.

Entender se o produto fez ou não sentido para ele vai te ajudar a compreender melhor o perfil do cliente para o tipo de produto que vende.

7 – Estude os concorrentes

Por fim, você precisa estudar os seus concorrentes para saber o que o seu representante deve fazer para se destacar.

Estude sempre o mercado e seus concorrentes. Image by zinkevych on Freepik

Entender quem está do outro lado do rio oferecendo o mesmo produto para o seu cliente em potencial é necessário para se diferenciar e gerar mais resultados.

Uma alternativa é utilizar um “laranja”, que nada mais é do que uma pessoa que se passa por cliente e visita os concorrentes para comprar o produto.

A partir disso, você consegue descobrir quais são as estratégias utilizadas, o atendimento e claro, se ele convence o seu laranja a comprar.

É importante que esse laranja seja observador, afinal de contas, será ele que irá te passar todas as coisas que virão para que você as transforme em estratégias.

Agora que você sabe quais são as estratégias que precisam ser aplicadas pelo seu representante para vender mais, comece já a treiná-lo e passar as orientações necessárias para isso.

Um representante bem direcionado, é mais motivado e focado no resultado que precisa ser gerado.

Grande abraço e boas vendas!


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Imagem de capa: Freepik

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