Como vender mais na crise

Postado por Equipe Salescope
23 de dezembro de 2022

Conseguir fazer a empresa vender mais na crise é sempre difícil, né? Afinal de contas, é o momento em que as pessoas começam a guardar dinheiro, minimizando as compras.

Assim, a empresa tem mais dificuldade de manter as vendas, dificultando o pagamento dos colaboradores, compras de novas mercadorias e assim por diante.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar detalhes de como vender mais na crise. Além disso, apresentaremos como você pode aplicar cada um desses itens de maneira simples e clara. Vamos lá?

Vendendo mais na crise

1 – Migre para o mundo online:

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Ter um negócio na internet lhe dá a oportunidade de acessar novos clientes. Neste caso, não importa onde ele está no localizado, pois, o mundo online proporciona um contato muito mais simples.

Em 2021 os e-commerces faturaram mais de R$ 161 bilhões e cresceram mais de 27%, segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Neotrust.

Assim, abrir uma loja virtual em situações de crise, principalmente, é uma das melhores estratégias que você pode aplicar.

Outra vantagem desse canal é a disponibilidade: seu negócio estará disponível 24 horas, onde as pessoas podem acessar a página quando quiserem para comprar produtos.

Além disso, hoje em dia não é caro criar uma loja, pois existem diversas ferramentas que você pode utilizar para começar e criar a sua página em poucas horas.

2 – Como vender mais na crise – Adapte o seu produto ou serviço a realidade do mercado:

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Em momentos de crise, é fundamental que a empresa comece a adaptar os serviços ou produtos, de acordo com a situação.

Se a crise for financeira, descontos e promoções durante essa etapa é importante, ou mesmo a criação de novos planos que sejam acessíveis.

Se a crise for de acesso ao local, como a pandemia, as adaptações precisam ser diferentes. As academias, por exemplo, precisaram criar aulas online e até aplicativos para não fecharem as portas.

Portanto, é fundamental que, de acordo com a crise, você olhe para o seu serviço ou produto e se eles terão condição de ser adaptado à realidade atual.

3 – Busque por novas oportunidades:

Pode parecer loucura, mas, toda crise, por mais difícil que seja, ela consegue gerar diversas oportunidades. E você, como um bom empreendedor, precisa identificar quais são as brechas que podem te ajudar a superar essa situação e assim prosperar.

Um exemplo bem interessante é o setor de e-commerce que falamos agora: com a pandemia, muitas empresas desse setor cresceram, já que as compras se tornaram quase totalmente online. Muitos produtos ligados à casa, bem estar e diversão também cresceram, como a venda de cadeiras e até video-games.

A loja Mercado Livre, por exemplo, comprou diversos armazéns e até aviões para conseguir fazer suas entregas mais rapidamente, podendo manter a velocidade das entregas e suprir o crescimento de demanda.

4 – Não esqueça de cuidar da experiência do cliente:

Se nos momentos de alta, onde as vendas crescem cada vez mais, é fundamental que o cliente tenha uma boa experiência do cliente, durante a crise esse processo é ainda mais importante.

Portanto, pense muito bem em como a sua empresa pode oferecer uma experiência positiva ao cliente desde o primeiro contato, a compra do produto e claro, o pós-venda.

A ideia aqui é deixar o cliente o mais satisfeito possível para que ele indique a sua empresa a outras pessoas, sem você precisa investir financeiramente nisso, o que vai minimizar os custos, mesmo conquistando mais cliente.

5 – Seja criativo na hora de dar promoções e descontos:

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Entender o que a sua empresa pode dar aos clientes para aumentar as vendas é fundamental e envolve criatividade para chamar a atenção na hora de fazer promoções.

Uma das alternativas é criar o famoso cashback, onde o cliente tem o dinheiro de volta em forma de bônus e a partir disso volta a comprar na sua empresa.

Existe também a chance de oferecer frete grátis, compre 1 e ganhe outro e assim por diante.

As oportunidades são diversas e, como empreendedor, você precisa oferecer algo que seja interessante aos seus clientes, mas, ao mesmo tempo, não coloque a sua empresa em risco financeiro.

6 – Reforce as qualidades da sua marca e empresa:

É muito importante que a sua empresa tenha um diferencial para poder se destacar dos seus concorrentes e deixar isso bem claro a sua equipe é essencial.

Assim, se você quer continuar vendendo na crise, mostre porque a sua empresa é melhor e maior que o concorrente.

Se o seu negócio consegue se destacar por causa do frete, deixe isso claro nas suas campanhas.

Por outro lado, se ela se destacar pelo preço, então você precisa fazer chamadas que exploram a qualidade do seu produto e o custo.

7 – Tenha programas de fidelidade:

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Ter um programa de fidelidade é muito importante em qualquer situação, mas, fazer isso em tempos de crise é ainda mais interessante, pois, isso é um passo a mais para o cliente voltar a comprar de você.

Segundo Philip Kotler, o pai do marketing, conseguir manter um cliente antigo é 5 vezes mais barato do que conquistar um novo.

Portanto, além de ter um cliente recorrente, reduzir o custo para mantê-lo na empresa, tende a ser mais interessante. Assim, a empresa continua vendendo, mas, paga menos por isso.

8 – Não deixe de investir em marketing:

Por fim, você não pode deixar de investir em marketing em qualquer situação e, nos momentos de crise, isso é ainda mais importante.

Neste caso, você precisa garantir que a sua marca continue chegando às pessoas em todos os meios possíveis.

Hoje em dia existem muitas alternativas interessantes para você começar a usar e inovar a criação de campanhas da sua empresa. As mais comuns são:

  • Criar campanhas e perfis nas principais redes sociais;
  • Desenvolva campanhas de e-mail marketing para manter seus clientes atualizados;
  • Use o marketing de conteúdo para aparecer nos motores de busca;
  • Faça o Remarketing para recuperar os clientes que acessaram a sua loja, mas não compraram.
Tags: vendas

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