Como aumentar a frequência de compra dos clientes

Postado por Equipe Salescope
31 de outubro de 2022

Saber como aumentar a frequência de compra dos clientes é essencial para aumentar o valor total de vendas e fidelizar sua carteira.

A frequência de compra dos clientes é medida a partir da taxa de recompra, muito simples de ser calculada.

Neste post, vamos apresentar para você soluções que podem te ajudar a aumentar a frequência de compra dos clientes, aumentando a fidelização e, por consequência, os lucros.

Boa leitura!

Por que aumentar a frequência de compra dos clientes é importante?

Uma pesquisa desenvolvida pela Retention Science apontou que os clientes que compram novamente com a empresa gastam cerca de 33% a mais do que os novos clientes.

Frequência de compra de clientes
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Ou seja, é muito mais lucrativo aumentar a frequência de compra dos clientes do que ir buscar no mercado novos consumidores.

Além disso, segundo a Think Jar mostra, é de 6 a 7 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter os atuais.

Assim, fica claro que fidelizar, engajar e manter um bom relacionamento com clientes gera muito mais lucro ao negócio.

Isso não quer dizer que conquistar novos clientes não tem a sua validade, mas, não se pode deixar de lado o portfólio que já está disponível.

Como você pode calcular a taxa de recompra?

A taxa de recompra é a métrica que avalia a quantidade de compra feita por um cliente em um determinado período.

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Se a sua empresa realizou 1.000 vendas em um mês e 50 delas foram feitas por clientes que compraram antes, a sua taxa de recompra é então:

Taxa de recompra = (número de recompra / 1000 vendas) x 100

Taxa de recompra = (200/1000) x 100 = 0,2 x 100 = 20%.

Portanto, a taxa de recompra é de 20%.

Como aumentar a frequência de compra dos clientes?

#1 – Use o e-mail marketing:

A primeira dica para aumentar a frequência de compra dos clientes é utilizando o bom e velho e-mail marketing.

Email marketing
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Essa é uma ferramenta perfeita para que você consiga criar diversos tipos de campanhas para poder impactar os consumidores, incentivando uma nova compra.

As principais abordagens para utilizar o e-mail marketing são:

Cross-Sell: Ofereça por email produtos complementares aos que o cliente já adquiriu. A ideia é agregar valor e atender as necessidades do cliente.

Está acabando: Essa é uma estratégia que serve somente para produtos que precisam de reposição constante, como cosméticos, ração para pets, suplementos, entre outros.

Promoção: Essa é uma ótima maneira de você aumentar a frequência de compra, através de ofertas, cashbacks e cupons de desconto.

#2 – Ofereça incentivos para as próximas compras:

Uma ótima maneira de você aumentar a frequência de compra dos clientes é incentivar através de benefícios as próximas compras.

Mulher oferecendo presente
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Para isso, uma das ações mais comuns é oferecer um cupom de desconto ou mesmo apresentar um frete grátis para ele voltar a comprar.

Muitos clientes aproveitam essa oportunidade quando tem interesse em comprar novamente com a empresa.

Não esqueça de oferecer um benefício por email ou enviar já com o primeiro produto um cartão com o desconto.

Essas dicas vão com certeza encantar o cliente.

#3 – Fidelize o cliente:

Uma empresa que consegue fidelizar o cliente consegue vender com mais frequência do que aquelas que não o fazem.

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Uma pesquisa oferecida através de um ebook chamado The truth about online consumers e, criado pela KPMG, aponta que as melhores maneiras de fidelizar clientes estão:

  • Ofertas exclusivas aos clientes;
  • Promoção personalizada para cada um;
  • Atendimento de alta qualidade;
  • Ofereça produtos de acordo com o perfil de compra do cliente.

Portanto, personalize a sua empresa e siga esses requisitos para fidelizar os seus clientes.

#4 – Não esqueça de manter contato com o cliente:

É importante que você mantenha, com frequência, um contato recorrente com os seus clientes.

A partir do perfil dele, você deve determinar qual será a frequência e quais mídias utilizar para contatá-lo sobre novos produtos e promoções.

As maneiras de contatos são bem diversas e com o auxílio da internet tudo fica mais fácil, mas, tente não exagerar para não assustar o cliente.

Aqui no site, inclusive, temos um conteúdo onde abordamos o RFV, que é uma maneira de você acompanhar quanto tempo, em média, o cliente demora para comprar novamente na sua empresa, além dos valores.

Utilizando essa estratégia, você pode enviar mensagens ao cliente sempre que estiver perto do tempo médio de ele realizar uma nova compra.

#5 – Faça lançamentos exclusivos:

Uma ótima maneira de você aumentar a frequência de compras dos clientes é gerar a sensação de exclusividade sob os seus produtos.

A exclusividade é um tipo de gatilho mental sensacional para estimular a compra dos clientes.

Para chamar a atenção desses clientes, você pode criar uma pré-venda diferenciada mostrando as novidades.

Esse tratamento de exclusividade gera uma aproximação maior do cliente com a marca, levando a recompra.

#6 – Personalize o atendimento:

Desde o primeiro contato até o depois da compra, você deve tentar manter um atendimento personalizado ao cliente.

Neste caso, é importante que se refira a ele pelo nome, mas também é essencial conhecer o seu histórico do cliente para oferecer produtos que ele vai gostar.

Uma maneira de obter esse histórico é utilizar um software de BI para entender a jornada de compra e outras ferramentas que ajudem a aumentar a comunicação.

Caso queira utilizar o e-mail marketing como acesso a esses clientes, alinhe o horário para garantir a chance de abertura.

#7 – Crie uma estratégia que acelere o processo:

Por fim, você não pode, em momento nenhum, deixar de criar estratégias que acelerem o processo de recompra do seu cliente.

Para fazer isso, os valores da empresa precisam se manter alinhados, além de conectar os interesses de produto do cliente.

Agora que você já sabe quais são as melhores formas de como aumentar a frequência de compra dos clientes, está mais que na hora de começar a aplicá-la.

Até mais!

Imagem de capa: Image by snowing on Freepik

Tags: acompanhamento de vendas / análise de vendas / business inteligence / clientes / frequência de compra / taxa de compra / total de vendas

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