Frequência de compras de clientes: Qual a importância e como calcular

Postado por Bruno Soares
29 de janeiro de 2024

Frequência de compra é uma métrica que mostra o número médio de vezes que um cliente faz compras dentro de um determinado período de tempo.

Quando mais vezes um cliente compra no ano, por exemplo, maior sua frequência, o que é um ótimo sinal. Já clientes que compram bem esporadicamente devem ser observados com cuidado, pois podem ocasionalmente deixar de comprar com sua empresa, e ter um impacto negativo em seu faturamento.

Nesse artigo, iremos lhe mostrar todas as vantagens de manter seus clientes com uma boa frequência de compras, a importância de se acompanhar essa métrica e como calculá-la.

Vantagens em clientes com alta frequência de compras

Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Clientes com boa frequência são aqueles que estão sempre comprando de sua empresa. Um período menor entre as compras é um ótimo indicador de bom relacionamento com esse cliente, e pode significar diversas vantagens:

  • Menor chance de churn: Clientes com compras constantes possuem menor chance de deixarem de comprar com sua empresa.
  • Maior faturamento: Geralmente, o montante total em valores de clientes com recorrentes, também conhecido como LTV, costuma ser maior que de clientes esporádicos.
  • Possibilidade de aumento de Ticket Médio: Clientes fidelizados estão mais propícios a experimentarem outros produtos ou marcas de sua empresa, aumentando o valor médio por pedido. Técnicas como upsell e cross-sell são mais propícias de funcionar com esses clientes.
  • Feedbacks: Clientes mais frequentes costumam estar mais engajados com sua marca e podem oferecer feedbacks valiosos sobre seu produto ou serviço.
  • Fidelidade: Clientes que compram com frequência geralmente têm uma conexão mais forte com a sua marca e são mais propensos a permanecer leais a ela, mesmo diante de concorrência ou ofertas de produtos similares. Além disso, podem funcionar como um divulgador de sua marca para outros futuros clientes.

Porque acompanhar a frequência de compra dos clientes

Pensando na carteira toda, quando se observa um aumento na frequência das compras, pode-se dizer que você tem uma maior previsibilidade de faturamento e menor risco de churn.

Imagem de Freepik

Listamos as principais vantagens de se manter uma carteira com um bom ritmo de compras:

  • Medir a fidelização: Geralmente, a frequência de compra de seus clientes está ligada à satisfação deles com seu produto ou serviço, o que pode significar eles por mais tempo em sua carteira contribuindo com o faturamento total de sua empresa.
  • Previsão de demanda: Clientes com compras mais frequentes são mais previsíveis, e permitem a você planejar e reajustar seu estoque e compras com fornecedores.
  • Segmentação de clientes: Compreender como diferentes segmentos de clientes variam em termos de frequência de compra pode ajudar na segmentação de mercado e na personalização de estratégias de marketing e vendas.
  • Identificação de tendências sazonais: Ao analisar os padrões de compra ao longo do tempo, você pode identificar tendências sazonais e ajustar suas operações e estratégias de marketing de acordo.
  • Otimização de promoções e descontos: Com base na frequência de compras dos clientes, você pode otimizar a oferta de promoções e descontos para incentivar compras mais frequentes ou maiores volumes de compra.
  • Identificação de clientes inativos: Analisar a frequência de compras pode ajudar a identificar clientes que estão se tornando inativos e implementar estratégias para reengajá-los.
  • Avaliação da eficácia das estratégias de retenção: Ao monitorar a frequência de compras ao longo do tempo, você pode avaliar a eficácia das suas estratégias de retenção de clientes e ajustá-las conforme necessário.

Em resumo, analisar a frequência de compras dos seus clientes pode fornecer uma visão abrangente do comportamento do cliente, permitindo que você tome decisões mais assertivas em várias áreas do seu negócio, desde marketing e vendas até operações e desenvolvimento de produtos.

Como calcular a frequência de compra dos clientes

Você pode calcular a frequência de compra de um cliente em específico, ou a média de toda a sua carteira de uma vez.

Vamos analisar ambos os casos a seguir.

Calculando a frequência de um cliente específico

Calcular a frequência de compra de um único cliente é simples, basta seguir essas etapas:

  1. Identifique as datas da primeira e última venda: Por exemplo, imagine um cliente que fez sua primeira compra em 05/12/2022 e a última no dia 10/06/2023;
  2. Calcule o número de dias entre essas datas: Você pode utilizar alguma calculadora de dias online para ajudar nessa tarefa. Em nosso exemplo, são 187 dias de compras;
  3. Conte o número de pedidos entre as duas datas: como pegamos todo o período de compras do cliente, é ainda mais simples, basta identificar quantos pedidos o cliente já realizou em sua história. Porém, caso deseje aumentar a precisão de seu cálculo, é interessante seguir duas dicas não obrigatórias, porém que melhoram a qualidade de seu indicador:
    • Agrupe pedidos do mesmo dia: caso o cliente tenha feito 2 ou mais pedidos em um mesmo dia, você pode considerar como um único pedido;
    • Desconsidere pedidos pequenos: estabelece um valor mínimo para considerar um pedido no cálculo. Isso deve ajudar a retirar devoluções, reposições e complementos de pedidos, considerando apenas pedidos que realmente façam a diferença no faturamento.
  4. Divida o número de dias pelo número de pedidos: Em nosso exemplo, temos um período de 187 dias. Imagine que nosso cliente realizou 19 pedidos nesse período. Então, a frequência seria 187/19, que dá aproximadamente um pedido a cada 10 dias.

Quanto maior o resultado em dias, menor a frequência. Tente manter o número de frequência sempre o menor possível, para garantir que as vendas de seu cliente seja o mais constante.

Calculando a frequência de toda a carteira

Na maioria dos casos, você não vai querer calcular a frequência de compra de apenas um cliente, mas entender o comportamento de toda sua carteira de clientes.

Porém, essa pode acabar sendo uma tarefa mais trabalhosa: para calcular a frequência, precisamos identificar a primeira e ultima compra, e então dividir pelo total de pedidos. O total de pedidos de toda a carteira é fácil de identificar, porém a data inicial e final não, pois cada cliente possui suas datas específicas.

A forma correta de se fazer o cálculo de frequência dos clientes envolve calcular individualmente a frequência de cada cliente, e ao final tirar uma média, ou seja, somar todas as frequências e dividir pelo número de clientes.

Caso você esteja utilizando alguma ferramenta que auxilie no cálculo, como o Microsoft Excel, pode ser possível fazer o cálculo de todos os clientes de uma só vez e chegar no valor desejado.

Porém, o mais recomendado, é utilizar um software específico para análises comerciais. Vamos lhe mostrar algumas formas de chegar nesse resultado utilizando o software Salescope BI.

Calculando com o software de BI

BI, ou Business Intelligence, é uma categoria de softwares para análise de negócios.

O Salescope BI é um BI pronto para uso, com dezenas de recursos próprios para acompanhamento comercial, como análise de vendas, clientes, representantes, mapas, dashboards e muitos outros recursos que lhe auxiliam na gestão.

Dashboard de vendas mensal do Salescope BI

Nesse artigo você vamos focar especificamente nos recursos de análise de frequência. Porém, você pode visitar o site da Salescope e conhecer todos os demais recursos.

Um dos recursos do Salescope BI é o relatório “Frequência de compras”.

Relatório de frequencia de compra de clientes
Relatório de frequência de compras de clientes

Esse relatório calcula em menos de meio segundo a frequência de compra de todos os clientes de sua carteira, e os categoriza em ordem do que mais compra ao que menos compra, incluindo outras informações importantes como valor total em compras, média mensal e número de pedidos realizados.

Você ainda pode configurar um número mínimo de pedidos e um valor mínimo por pedido, na parte de configurações avançadas.

Configurar análise de frequência

Quer analisar a quantidade média de toda a carteira? Acesse o recurso “Valores e KPIs”, um painel completo com dezenas de indicadores comerciais. Ao abri-lo, basta selecionar a opção “Clientes compram a cada quantos dias”.

Dashboard de frequência de compra de cliente
Frequência de compra de cliente

O dashboard exibir a quantidade média da carteira completa, além dos clientes em destaque, produtos mais comprados, representantes com maiores frequências em vendas e muito mais.

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Tags: análise de clientes / business inteligence / clientes de carteira / clientes fieis / comportamento de clientes / constância / fidelidade / vendas

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