BI: O que é e para que serve um Business Intelligence
19 de dezembro de 2022
O BI é uma sigla que significa Business Intelligence, que é um processo ligado à coleta de dados.
Esse tipo de processo é muito utilizado pelas empresas que buscam uma alternativa de tomar boas decisões ao negócio focado nos números.
Assim, se você deseja tomar boas decisões na sua empresa a partir dos dados coletados, é fundamental entender o conceito deste termo e para isso, leia esse conteúdo até o final.
Boa leitura!
O que é Business Intelligence (BI)?
Business Intelligence ou BI é um processo que tem como foco coletar diversos dados gerados na empresa e a partir disso fazer uma análise, visando gerar informações que poderão servir para a empresa tomar decisões.
Entretanto, é importante ter atenção aqui, pois, o sistema não vai te dizer ou que fazer ou mesmo dizer sim e não para determinas perguntas.
Assim, o objetivo aqui é capturar o máximo de dados que puder e a partir deles gerar informações relevantes que ajudem a empresa a tomar decisões.
Como o Business Intelligence (BI) funciona?
– Coleta de dados:
A base do BI é a coleta de dados, sem ela, o processo, por si só, não pode acontecer. Porém, mais do que isso, é necessário coletar os dados certos.
Assim, além de coletar os dados, é essencial que os dados corretos sejam arranjados para ser possível realizar a análise que se busca.
– Organizar e analisar os dados:
Depois da coleta dos dados, é preciso analisá-los, afinal de contas, de nada adianta eles disponíveis, sem ninguém para verificar. É fundamental que a organização seja feita corretamente, para que a análise seja feita sem erros.
Uma boa ideia para melhorar a análise é buscar por tabelas, gráficos e dashboards porque eles podem facilitar demais na visualização.
– Ações pós-análise:
Depois de organizado e analisado os dados, a empresa consegue melhorar a sua tomada de decisão, gerando ações mais rápidas.
Assim, a empresa consegue consertar possíveis gargalos de maneira prática, sem precisar esperar acontecer desgastes ou mesmo grandes problemas na organização.
Quais são as vantagens de usar o Business Intelligence (BI)?
Agora que você já sabe o conceito dos Business Intelligence, vamos falar quais são as vantagens que os negócios encontram ao utilizar esse tipo de sistema:
– Mais assertivo nas ações:
Se a sua empresa deseja lançar um novo serviço ou um produto, com certeza o BI pode ajudar a melhorar a assertividade nos resultados.
Entretanto, para isso a empresa precisa criar uma pesquisa que irá coletar informações a respeito dos interesses da persona e entender o que eles estão buscando no mercado.
Feito isso, fica mais simples criar um produto que venda, afinal de contas, o mercado traz uma demanda sobre ele.
– Novas oportunidades de negócio:
O BI consegue destacar para você, através de dados captados, quais são as tendências do mercado.
Não é de hoje que o mercado está em constante mudança e nem sempre a empresa consegue acompanhar.
Assim, através de análises de dados é possível ter uma noção do que está mudando no mercado e como a sua empresa pode participar desta mudança.
– Minimiza os gastos:
O BI pode ajudar a sua empresa a identificar onde está sendo gasto uma quantia demasiada de recursos e, através dos dados, te ajudar a entender o porquê.
– Controle maior nos processos:
Através da análise de dados é possível ter uma visão macro da empresa, enxergando melhor como estão os processos, o que ajuda na hora de controlar as atividades.
Todos esses aspectos são fundamentais para poder identificar quais são os problemas que estão acontecendo e como eles podem ser minimizados.
Além disso, é possível ver também onde a empresa está ganhando mais para potencializar e maximizar esses resultados.
– Maior competitividade:
Diante da antecipação do mercado, maior controle na gestão, além de uma análise mais avançada das necessidades dos leads, a empresa acaba se tornando mais competitiva no mercado.
Quais dados se deve coletar com o BI – Business Intelligence?
Os dados que você vai coletar no seu negócio depende muito do que deseja verificar, mas, em vias gerais, é bom estar a par de informações como:
- Quantidade de visitantes no site;
- Quais são as páginas da empresa que tem melhor conversão;
- Como é a jornada de compra do Lead;
- Qual é o padrão de consumo do seu cliente;
- Onde os seus clientes estão localizados;
- Que tipo de horário é mais comum eles comprarem;
- Qual é a taxa de conversão da sua empresa;
- Quais itens tendem a ser comprados em conjunto, como um kit?
A partir desses dados você já consegue, organizando adequadamente, fazer o que precisa para obter os melhores resultados da sua organização.
Mas, não esqueça que os dados, sozinhos, não fazem nada, é preciso, antes de mais nada, de ações frente ao que o BI apresenta.
Como aplicar o BI na sua empresa?
– Colete dados de qualidade:
A primeira coisa que você precisa fazer para poder aplicar o BI com qualidade dentro do seu negócio é coletar dados em lugares confiáveis e que possam ser interpretados.
Por isso, determinar um bom lugar para salvar esses dados e interpretá-los para você é fundamental, afinal de contas, a agilidade aqui é essencial.
Por fim, com os dados captados e a análise feita pelo sistema, vamos para o passo 2.
– Visão dos objetivos:
Com os dados prontos para serem analisados é fundamental saber o que se passa na empresa atualmente. Assim, entender quais são os pontos positivos, negativos e metas do negócio.
Isso vai ajudar a empresa a direcionar bem o acesso aos dados da empresa. Se você quer saber sobre os clientes, então é fundamental que o BI seja colocado dentro do processo de vendas e acesso aos clientes.
– Faça as mudanças:
Com os objetivos determinados, chegou o momento de analisar os dados e verificar se a empresa está mais perto ou não das metas.
Assim, caso esteja perto e indo bem, avalie a possibilidade de potencializar os resultados. Por outro lado, caso a empresa não esteja indo bem, é importante reavaliar os problemas para que possam ser resolvidos o quanto antes.
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