Inicie seus 30 dias gratuitos
Tenha uma nova visão de sua empresa com um BI completo.

BI: O que é e para que serve um Business Intelligence

Postado por Equipe Salescope
19 de dezembro de 2022

O BI é uma sigla que significa Business Intelligence, que é um processo ligado à coleta de dados.

Esse tipo de processo é muito utilizado pelas empresas que buscam uma alternativa de tomar boas decisões ao negócio focado nos números.

Assim, se você deseja tomar boas decisões na sua empresa a partir dos dados coletados, é fundamental entender o conceito deste termo e para isso, leia esse conteúdo até o final.

Boa leitura!

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence ou BI é um processo que tem como foco coletar diversos dados gerados na empresa e a partir disso fazer uma análise, visando gerar informações que poderão servir para a empresa tomar decisões.

Entretanto, é importante ter atenção aqui, pois, o sistema não vai te dizer ou que fazer ou mesmo dizer sim e não para determinas perguntas.

Assim, o objetivo aqui é capturar o máximo de dados que puder e a partir deles gerar informações relevantes que ajudem a empresa a tomar decisões.

Como o Business Intelligence (BI) funciona?

– Coleta de dados:

A base do BI é a coleta de dados, sem ela, o processo, por si só, não pode acontecer. Porém, mais do que isso, é necessário coletar os dados certos.

Assim, além de coletar os dados, é essencial que os dados corretos sejam arranjados para ser possível realizar a análise que se busca.

– Organizar e analisar os dados:

Depois da coleta dos dados, é preciso analisá-los, afinal de contas, de nada adianta eles disponíveis, sem ninguém para verificar. É fundamental que a organização seja feita corretamente, para que a análise seja feita sem erros.

Uma boa ideia para melhorar a análise é buscar por tabelas, gráficos e dashboards porque eles podem facilitar demais na visualização.

– Ações pós-análise:

Depois de organizado e analisado os dados, a empresa consegue melhorar a sua tomada de decisão, gerando ações mais rápidas.

Assim, a empresa consegue consertar possíveis gargalos de maneira prática, sem precisar esperar acontecer desgastes ou mesmo grandes problemas na organização.

Quais são as vantagens de usar o Business Intelligence (BI)?

Agora que você já sabe o conceito dos Business Intelligence, vamos falar quais são as vantagens que os negócios encontram ao utilizar esse tipo de sistema:

– Mais assertivo nas ações:

Se a sua empresa deseja lançar um novo serviço ou um produto, com certeza o BI pode ajudar a melhorar a assertividade nos resultados.

Mulher analisando gráficos em um computador

Entretanto, para isso a empresa precisa criar uma pesquisa que irá coletar informações a respeito dos interesses da persona e entender o que eles estão buscando no mercado.

Feito isso, fica mais simples criar um produto que venda, afinal de contas, o mercado traz uma demanda sobre ele.

– Novas oportunidades de negócio:

O BI consegue destacar para você, através de dados captados, quais são as tendências do mercado.

Não é de hoje que o mercado está em constante mudança e nem sempre a empresa consegue acompanhar.

Assim, através de análises de dados é possível ter uma noção do que está mudando no mercado e como a sua empresa pode participar desta mudança.

– Minimiza os gastos:

O BI pode ajudar a sua empresa a identificar onde está sendo gasto uma quantia demasiada de recursos e, através dos dados, te ajudar a entender o porquê.

– Controle maior nos processos:

Através da análise de dados é possível ter uma visão macro da empresa, enxergando melhor como estão os processos, o que ajuda na hora de controlar as atividades.

Todos esses aspectos são fundamentais para poder identificar quais são os problemas que estão acontecendo e como eles podem ser minimizados.

Além disso, é possível ver também onde a empresa está ganhando mais para potencializar e maximizar esses resultados.

– Maior competitividade:

Diante da antecipação do mercado, maior controle na gestão, além de uma análise mais avançada das necessidades dos leads, a empresa acaba se tornando mais competitiva no mercado.

Quais dados se deve coletar com o BI – Business Intelligence?

Os dados que você vai coletar no seu negócio depende muito do que deseja verificar, mas, em vias gerais, é bom estar a par de informações como:

  • Quantidade de visitantes no site;
  • Quais são as páginas da empresa que tem melhor conversão;
  • Como é a jornada de compra do Lead;
  • Qual é o padrão de consumo do seu cliente;
  • Onde os seus clientes estão localizados;
  • Que tipo de horário é mais comum eles comprarem;
  • Qual é a taxa de conversão da sua empresa;
  • Quais itens tendem a ser comprados em conjunto, como um kit?

A partir desses dados você já consegue, organizando adequadamente, fazer o que precisa para obter os melhores resultados da sua organização.

Mas, não esqueça que os dados, sozinhos, não fazem nada, é preciso, antes de mais nada, de ações frente ao que o BI apresenta.

Como aplicar o BI na sua empresa?

– Colete dados de qualidade:

A primeira coisa que você precisa fazer para poder aplicar o BI com qualidade dentro do seu negócio é coletar dados em lugares confiáveis e que possam ser interpretados.

Por isso, determinar um bom lugar para salvar esses dados e interpretá-los para você é fundamental, afinal de contas, a agilidade aqui é essencial.

Por fim, com os dados captados e a análise feita pelo sistema, vamos para o passo 2.

– Visão dos objetivos:

Com os dados prontos para serem analisados é fundamental saber o que se passa na empresa atualmente. Assim, entender quais são os pontos positivos, negativos e metas do negócio.

Isso vai ajudar a empresa a direcionar bem o acesso aos dados da empresa. Se você quer saber sobre os clientes, então é fundamental que o BI seja colocado dentro do processo de vendas e acesso aos clientes.

– Faça as mudanças:

Com os objetivos determinados, chegou o momento de analisar os dados e verificar se a empresa está mais perto ou não das metas.

Assim, caso esteja perto e indo bem, avalie a possibilidade de potencializar os resultados. Por outro lado, caso a empresa não esteja indo bem, é importante reavaliar os problemas para que possam ser resolvidos o quanto antes.

Teste um BI fácil de utilizar agora mesmo

O Salescope BI é fácil, possui dashboards e mapas de vendas prontos de fábrica, e roda em seu computador e celular.

Teste agora mesmo por 30 dias gratuitos.

Tags: bi / business inteligence / negócios / sistema / vendas

Junte-se aos time de gestores que transformam a gestão comercial usando Salescope BI.

Wait!

Are you sure you want to leave? Check out our special offers!

WhatsApp Fale com a gente