Como analisar as vendas de representantes comerciais
26 de fevereiro de 2024
Um representante comercial é um profissional que atua como intermediário entre uma empresa e seus clientes, promovendo produtos ou serviços e fechando negócios em nome da empresa que ele representa.
Ele é parte essencial da equipe da maioria das empresas e se torna a ponta responsável pelo crescimento do faturamento da mesma.
Por isso, é muito importante que os gestores tenham formas de acompanhar e analisar os números de suas equipes. Vendedores bem orientados, atuando nas regiões corretas e embasados de números e estratégias corretas são mais produtivos e impactam no crescimento de seu faturamento.
Nesse artigo você conhecerá os principais relatórios e formas de análise e acompanhamento de vendedores.
Comparativo de vendas
Confrontar o histórico recente de seus representantes permite analisar a evolução de cada um deles, identificar destaques e representantes com performance abaixo do esperado.
Para criar um relatório comparativo de vendas, basta criar um relatório com valores agrupados por mês e por representante, e exportar para sua ferramenta de análise gratuita, como Excel ou Power BI.
Ranking de representantes
- Qual representante atendeu mais clientes no ano?
- E qual vendeu mais determinado produto?
Um relatório de ranking permite a você analisar valores do maior para o menor. Esse relatório permite desde analisar a performance de ações pontuais, como a promoção de um produto, até à performance geral de vendas de cada vendedor.
Ao contrário do relatório anterior, o comparativo de vendas, o Ranking não separa os valores por períodos, mas os agrupa em um montante total.
Dashboard de performance
Caso tenha acesso a uma ferramenta de BI ou a um TI com habilidades de desenvolvimento, você pode solicitar a criação de um painel, conhecido também como Dashboard, com os principais indicadores de vendas de sua equipe.
Um dashboard é a melhor forma de se fazer uma leitura rápida dos números de sua empresa, e um dashboard focado em representantes pode ser um ótimo aliado à sua gestão de equipe.
Mapa de atendimento
Nossa última análise é um mapa de vendedores.
Visualizar seus clientes em mapas trás grandes benefícios à sua gestão, como:
- Identificar se um representante não está invadindo a região de outro
- Descobrir regiões ainda não atendidas
- Analisar o raio de cobertura de cada vendedor, ajudando em nova distribuição mais otimizada
- Descobrir clientes próximos uns aos outros, reduzindo tempo de viagem e permitindo mais visitas
Chegou a sua vez
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