Frequência de compras de clientes [Salescope 81]
18 de dezembro de 2023
O Salescope BI permite identificar facilmente identificar os clientes que mais compram através de relatórios como o Curva ABC.
Porém, alguns clientes com maiores valores em compras podem ser menos constantes, o que abre margem para um risco de queda em faturamento. Uma carteira saudável de clientes geralmente possui clientes comprando grandes valores e com boa recorrência.
Manter seus clientes com um ritmo constante de compras trás diversos benefícios para sua empresa, como:
- Maior fidelização / menor churn
- Maior previsibilidade de faturamento
- Otimização de estoque e produção
- Aumento da rentabilidade
Módulo Frequência de Compras
Na nova versão do Salescope BI lançamos um novo módulo de análises otimizado para a análise de frequência de compra de clientes.
O novo módulo Frequência de Compras ordena seus clientes do que compra em maior ritmo, até ao que compra de forma menos constante, e inclui outras informações convenientes como o valor comprado e qual representante o atende.
Porém, o grande diferencial deste módulo são as configurações de frequência.
Configurações de frequência
Ao projetar este novo módulo, quisemos dar a possibilidade de um ajuste mais detalhado das informações analisadas. Por isso, você consegue definir um “valor mínimo” e uma “quantidade mínima de pedidos” no cálculo de frequência.
Número mínimo de pedidos
Essa opção define a quantidade mínima de pedidos que um cliente deve ter realizado para aparecer no relatório de frequência.
Cada empresa possui um ritmo médio de compra de seus clientes. Por exemplo, uma indústria que fabrica roupas de inverno pode ter um ritmo de médio de 1 compra anual por cliente. Já uma indústria de alimentos pode ter uma média de 1 compra por semana por cliente.
Para garantir uma margem segura para cálculo de frequência, você pode utilizar a opção “Não exibir clientes com menos de x pedidos”.
Caso suas vendas sejam anuais, com apenas 3 pedidos você já consegue calcular de forma segura a frequência de seus clientes. Já para indústrias com ritmo mais constante de vendas, se torna mais interessante um valor mais alto nessa configuração.
Valor de corte
Essa opção define um valor mínimo para pedidos serem incluídos no cálculo de frequência.
Imagine, por exemplo, que um cliente de sua empresa faz uma grande compra todo mês, porém pequenas reposições e ajustes toda semana. Na prática seu cliente está comprando toda semana, porém você o quer identificar como um comprador mensal, levando em conta apenas as grandes compras.
Para esses cenários, você pode utilizar a opção “Desconsiderar valores abaixo de”, que estabelece um valor de corte para considerar os pedidos no cálculo de frequência.
Baixe agora
O novo módulo Frequência de Compras já está disponível para todos os usuários do Salescope BI.
Sua empresa ainda não utiliza o Salescope BI? Baixe agora uma versão gratuita.