Como fazer um ranking de seus clientes
14 de fevereiro de 2020
“Quais os clientes que me trouxeram o maior faturamento este ano?”
Essa é uma das muitas das dúvidas comuns de gestores, e nesse artigo veremos como é simples descobrir gerar um ranking de clientes.
Criando um gráfico de ranking de clientes
Neste artigo iremos utilizar os recursos do software de análises de vendas Salescope, portanto se você ainda não o utiliza em sua empresa, clique aqui para baixar uma versão gratuita.
O Salescope possui um módulo dedicado a criar rankings facilmente. Acesse-o no menu “Desempenho > Ranking”.
O módulo Ranking cria gráficos e relatórios listando suas vendas da maior para a menor. Vamos selecionar a opção “Clientes” para gerar um gráfico dos clientes com maiores vendas.
Este módulo permite a você criar qualquer tipo de ranking em sua empresa. Por exemplo:
- Estados com maior número de clientes;
- Representantes com maiores tickets médios;
- Produtos com maior rentabilidade.
Identificando seus clientes mais importantes com uma Curva ABC
Vamos fazer uso do módulo Curva ABC” neste artigo, que categoriza os clientes de acordo com o total em compras.
Abra o Salescope Mapas (caso ainda não tenha instalado, baixe aqui), e clique em Curva ABC > Composição da carteira.
Certifique-se de que a opção “Exibir todos” está selecionada.
Já temos um ranking de clientes de toda a história de nossa empresa, porém queremos analisar apenas este ano.
Clique no seletor de data no canto superior direito, e selecione “Ano atual”.
Pronto, temos um ranking de clientes por valor total em vendas deste ano.
O Salescope torna a gestão de sua empresa simples, com mapas, dashboard e relatórios inteligentes. Clique aqui e baixe uma versão gratuita.