Como fazer uma análise completa das vendas de produtos em sua empresa
3 de outubro de 2021
Neste artigo, vamos descobrir como é simples descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas dos produtos de sua empresa.
Vamos visualizar, na prática:
- Qual o produto mais vendido (em valor e quantidade) de sua empresa;
- Qual produto já foi vendido para mais clientes;
- Qual produto possui a maior margem;
- Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total.
Caso ainda não possua o Salescope instalado, você pode testá-lo gratuitamente.
Qual meu produto mais vendido?
O Salescope permite a você ter uma visão completa de seu negócio de uma perspectiva das vendas, e para isso conta com dezenas de módulos de análises.
Para descobrir o produto mais vendido, podemos utilizar o módulo “Ranking”, que cria uma análise do mais vendido para o menos vendido.
Abra o Salescope Mapas, e acesse Desempenho > Ranking.
Ao abrir o módulo, selecione a opção “Produto” e pronto, você já tem um ranking de seus produtos mais vendidos, com apenas 2 cliques!
Este ranking que criamos é baseado no valor total vendido, mas você pode analisar qual produto tem a maior quantidade vendida.
Para isso, selecione a opção “Quantidade” em “Totalizar por”.
Você reparou a quantidade de opções de rankings possíveis na imagem acima? Sim, com 2 cliques você consegue criar um ranking de praticamente qualquer dado de sua empresa:
- Representantes com maior margem;
- Estados com mais clientes;
- Marcas com mais produtos;
Dentre milhares de outras combinações.
Qual produto já foi vendido para mais clientes?
Descobrir quais produtos são vendidos para o maior número de clientes pode indicar a boa aceitação de um item pelo mercado.
Para descobrir quais seus produtos têm a melhor distribuição para clientes, vamos continuar utilizando nosso já conhecido módulo de Ranking.
Nas opções do módulo, basta selecionar “Produtos” e “Clientes”, respectivamente.
Pronto, criamos rapidamente um gráfico e um relatório com o ranking dos produtos vendidos para mais clientes. Super simples!
Qual produto possui a maior margem
O Salescope também consegue calcular sua margem em seus relatórios. E você nem precisa ter essa informação calculada em sua empresa: o Salescope realiza o cálculo automaticamente baseado no valor de venda e rentabilidade de cada produto!
Mais uma vez, será bem fácil criar nossa análise. Queremos descobrir quais produtos possuem as maiores margens de vendas. Então, criaremos um ranking selecionando “Produtos” e “Margem”.
Com o uso, você irá notar que a maior parte de suas análises no Salescope podem ser feitas com poucos cliques, e isso lhe ajudará a ter mais informações de vendas em menos tempo.
Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total?
De todo o faturamento de sua empresa, você sabe a participação de cada grupo de produto no total?
Podemos descobrir essa informação de diversas formas no Salescope, mas, para facilitar o entendimento, vamos continuar nossos exemplos com o já conhecido módulo de Ranking. E sim, apesar de ser super simples de utilizar, ele é bem rico em informações, e trás até a participação!
Voltando à nossa questão, queremos analisar a “participação de grupos de produtos no valor de faturamento total”. Então, vamos começar criando um ranking de valor por grupo de produto.
Você notou a coluna “% Valor” na tabela localizada à direita do gráfico? Sim, esse é o percentual de participação que cada grupo de produto possui sobre o faturamento total!
E sabe o melhor de tudo? Você pode compartilhar todas essas informações com sua equipe por email, pela rede ou até Whatsapp, mesmo com quem não tenha o Salescope instalado!
Quer ver mais algumas análises de vendas na prática? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope.
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