Quem são meus melhores clientes? Utilize a análise RFV
5 de fevereiro de 2025

Grandes empresas americanas utilizam um método de classificação de clientes chamado análise RFV, que atribui uma nota de 1 a 5 estrelas a cada cliente de acordo com:
✅ Valor total em compras
✅ Frequência das compras
✅ Ticket médio
Como fazer a análise RFV de seus clientes
O cálculo do RFV é feito atribuindo notas a cada cliente em três dimensões: Recência, Frequência e Valor.
- Recência (R): há quanto tempo o cliente comprou pela última vez. Quanto mais recente, maior a nota.
- Frequência (F): número de compras feitas em um período. Clientes que compram mais vezes recebem pontuação maior.
- Valor (V): quanto o cliente gastou no período analisado. Quanto maior o gasto, maior a nota.

A fórmula é simples:
👉 RFV = R + F + V
Ou seja, cada cliente recebe uma pontuação em cada dimensão (ex: de 1 a 5), e a soma final indica o perfil dele.
Cálculo automático de RFV via sistema
Alguns sistemas de BI podem gerar o relatório de RFV automaticamente para você, como é o caso do Salescope BI.

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