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Quem são meus melhores clientes? Utilize a análise RFV

Postado por Bruno Soares
5 de fevereiro de 2025

Grandes empresas americanas utilizam um método de classificação de clientes chamado análise RFV, que atribui uma nota de 1 a 5 estrelas a cada cliente de acordo com:

Valor total em compras
Frequência das compras
Ticket médio

Como fazer a análise RFV de seus clientes

O cálculo do RFV é feito atribuindo notas a cada cliente em três dimensões: Recência, Frequência e Valor.

  • Recência (R): há quanto tempo o cliente comprou pela última vez. Quanto mais recente, maior a nota.
  • Frequência (F): número de compras feitas em um período. Clientes que compram mais vezes recebem pontuação maior.
  • Valor (V): quanto o cliente gastou no período analisado. Quanto maior o gasto, maior a nota.
Análise RFV
Imagem gerada pelo Google Gemini

A fórmula é simples:

👉 RFV = R + F + V

Ou seja, cada cliente recebe uma pontuação em cada dimensão (ex: de 1 a 5), e a soma final indica o perfil dele.

Cálculo automático de RFV via sistema

Alguns sistemas de BI podem gerar o relatório de RFV automaticamente para você, como é o caso do Salescope BI.

Relatório RFV do Salescope

O Salescope contém dezenas de análises prontas para uso. Você pode experimentar uma versão gratuita por 30 dias. Faça um teste hoje mesmo.

Tags: classificação / maiores clientes / relatório / rfv

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