Ticket Médio: o que é e como descobrir o seu
10 de março de 2020

O Ticket Médio mostra quanto cada cliente gasta em suas compras.
Ele é um dos indicadores mais simples e úteis para avaliar a performance de vendas, já que ajuda a entender se o negócio está crescendo porque conquista mais clientes ou porque cada cliente está gastando mais.
Por isso, esse é um indicador muito utilizado na gestão de equipes de vendas.
💰 Como descobrir seu Ticket Médio
A fórmula é direta:
> Ticket Médio = Faturamento Total ÷ Número de Vendas
🔎 Exemplo prático
Se sua empresa faturou R$ 100.000 em 500 vendas no último mês:
Ticket Médio = 100.000 ÷ 500 = R$ 200,00
Isso significa que, em média, cada cliente deixou R$ 200 por compra.
Esse indicador pode (e deve) ser analisado de formas diferentes:
- Por representante comercial: para comparar desempenhos.
- Por região ou canal de vendas: para identificar mercados mais rentáveis.
- Por período de tempo: para acompanhar a evolução ao longo dos meses.
Veja também: 3 formas de aumentar seu ticket médio
Como descobrir seu ticket médio via software
O Salescope permite avaliar de diversas formas este importante indicador, como por exemplo:
- Por representante;
- Por cliente;
- Análise histórica.
Vamos explorar algumas dessas formas a seguir.
Ticket Médio geral e histórico
Um ótimo ponto de partida na análise é descobrindo qual o ticket médio geral de sua empresa, ou seja, de todos os pedidos realizados, qual foi a média de cada um deles.
No Salescope é muito fácil ter acesso a essa informação: basta acessar o módulo Vendas > Valores Totais, e selecionar “Ticket médio”.

Esse módulo lhe mostrará o valor total de seu ticket médio, além do gráfico histórico de valores.
Ticket médio por representante
Você pode avaliar individualmente o ticket médio de seus vendedores, inclusive criando um ranking do maior para o menor. O Salescope possui um módulo dedicado à criação de rankings.
Para isso, acesse Vendas > Ranking, e selecione as opções Representantes e Ticket Médio.

Pronto, com apenas 3 cliques você descobriu quais representantes realizam as maiores vendas.
Experimente com as suas vendas
Ainda não utiliza Salescope em sua empresa? Clique aqui e baixe uma versão gratuita.
Conheça outros artigos com dicas em nosso Medium.