Como identificar clientes inativos
4 de maio de 2022
Existe uma forma muito fácil de identificar clientes inativos, ou seja, aqueles que deixaram de comprar de sua empresa.
Você irá se surpreender com a facilidade da tecnologia que iremos apresentar e, no final, mostraremos como identificar um clientes antes mesmo dele se tornar inativo.
Identificando os clientes inativos
A técnica mais conhecida para identificar clientes inativos, ou fazer qualquer outra análise de clientes, é utilizando planilhas Excel. Porém, por ser essencialmente generalista, o Microsoft Excel exige um grande esforço em trazer dados de seu sistema, criar colunas, filtros e fórmulas para se chegar na análise final.
Nesse exemplo, iremos utilizar um software voltado para análises comerciais, o Salescope BI. Você pode baixar uma versão gratuita aqui.
Ao abrir o Salescope BI, clique no módulo de análises chamado “Atividade da Carteira”. O software irá mostrar a você uma lista de todos os seus clientes, com valores como total comprado, valor da última compra, dentre outros.
Na parte superior do relatório, deixe marcada apenas a opção “Inativos”, que representa os clientes que não compram mais de sua empresa.
Pronto, temos um relatório com todos os seus clientes que deixaram de comprar.
Identificando clientes antes da inatividade
É possível identificar quais clientes estão com risco de se tornarem inativos, antes mesmo de deixarem de comprar!
Na parte superior do relatório, desmarque todas as opções, deixando apenas a “Quase inativos” marcada.
Pronto, você tem um relatório completo de todos os clientes que estão a ponto de se tornarem inativos, já ordenado do mais propenso ao menos propenso.
Como bônus, o Salescope BI gera uma informação “Chance de perda”, que utiliza inteligência artificial para calcular a chance de inatividade de um cliente com base em seu histórico de compras.
Quer testar na prática os recursos de análises do Salescope BI? Baixe agora uma versão gratuita!