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Como identificar e classificar seus clientes mais importantes

Postado por Bruno Soares
7 de fevereiro de 2022

O que define quais são seus clientes mais importantes, ou clientes-chave? Os que compram mais? O que compram com maior frequencia? Ou os mais ativos?

A metodologia RFV é a resposta

A forma de classificação de clientes mais utilizada no mercado é a RFV, ou “Recência, Frequencia e Valor”. Essa metodologia dá uma nota de 1 a 5 para seus clientes, considerando os itens abaixo:

  • Recência: o cliente comprou recentemente?
  • Frequencia: o cliente demora muito entre uma compra e outra?
  • Valor: qual o valor médio de cada compra?

A metodologia RFV diz que você deve classificar com uma nota de 1 a 5 cada item, e em seguida tirar uma média das três notas para chegar a uma classificação final.

Cálculo automático com Business Inteligence

Um bom software de BI (business inteligence) é capaz de calcular automaticamente a classificação RFV de seus clientes. Veja como o Salescope BI gera um relatório completo de sua carteira:

Você pode testar na prática a classificação RFV do Salescope, e descobrir seus principais clientes, baixando uma versão gratuita.

Tags: avaliação de clientes / ranking de clientes / rfv

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