Como identificar clientes inativos
4 de maio de 2022
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/05/clientes-inativos-1024x688.jpg)
Existe uma forma muito fácil de identificar clientes inativos, ou seja, aqueles que deixaram de comprar de sua empresa.
Você irá se surpreender com a facilidade da tecnologia que iremos apresentar e, no final, mostraremos como identificar um clientes antes mesmo dele se tornar inativo.
Identificando os clientes inativos
A técnica mais conhecida para identificar clientes inativos, ou fazer qualquer outra análise de clientes, é utilizando planilhas Excel. Porém, por ser essencialmente generalista, o Microsoft Excel exige um grande esforço em trazer dados de seu sistema, criar colunas, filtros e fórmulas para se chegar na análise final.
Nesse exemplo, iremos utilizar um software voltado para análises comerciais, o Salescope BI. Você pode baixar uma versão gratuita aqui.
Ao abrir o Salescope BI, clique no módulo de análises chamado “Atividade da Carteira”. O software irá mostrar a você uma lista de todos os seus clientes, com valores como total comprado, valor da última compra, dentre outros.
![Relatório de clientes por inatividade](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-27-1024x596.png)
Na parte superior do relatório, deixe marcada apenas a opção “Inativos”, que representa os clientes que não compram mais de sua empresa.
![Opção de clientes inativos](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-28-1024x666.png)
Pronto, temos um relatório com todos os seus clientes que deixaram de comprar.
Identificando clientes antes da inatividade
É possível identificar quais clientes estão com risco de se tornarem inativos, antes mesmo de deixarem de comprar!
Na parte superior do relatório, desmarque todas as opções, deixando apenas a “Quase inativos” marcada.
![Opção de clientes quase inativos](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-29-1024x597.png)
Pronto, você tem um relatório completo de todos os clientes que estão a ponto de se tornarem inativos, já ordenado do mais propenso ao menos propenso.
Como bônus, o Salescope BI gera uma informação “Chance de perda”, que utiliza inteligência artificial para calcular a chance de inatividade de um cliente com base em seu histórico de compras.
![Chance de perda de cliente](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-30-1024x675.png)
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