Como identificar e classificar seus clientes mais importantes
7 de fevereiro de 2022
O que define quais são seus clientes mais importantes, ou clientes-chave? Os que compram mais? O que compram com maior frequencia? Ou os mais ativos?
A metodologia RFV é a resposta
A forma de classificação de clientes mais utilizada no mercado é a RFV, ou “Recência, Frequencia e Valor”. Essa metodologia dá uma nota de 1 a 5 para seus clientes, considerando os itens abaixo:
- Recência: o cliente comprou recentemente?
- Frequencia: o cliente demora muito entre uma compra e outra?
- Valor: qual o valor médio de cada compra?
A metodologia RFV diz que você deve classificar com uma nota de 1 a 5 cada item, e em seguida tirar uma média das três notas para chegar a uma classificação final.
Cálculo automático com Business Inteligence
Um bom software de BI (business inteligence) é capaz de calcular automaticamente a classificação RFV de seus clientes. Veja como o Salescope BI gera um relatório completo de sua carteira:
Você pode testar na prática a classificação RFV do Salescope, e descobrir seus principais clientes, baixando uma versão gratuita.