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Tecnologia nos negócios – Por que é importante usar?

Postado por Equipe Salescope
22 de dezembro de 2022

Muitos empresários ainda têm dúvidas de como a tecnologia nos negócios gera resultados positivos, afinal de contas, não são as estratégias que geram mais renda para a empresa?

Com a ajuda da tecnologia a empresa consegue inovar mais em suas estratégias e claro, obter mais resultados, com um custo menor, menos erros humanos e mais automação.

Quer entender melhor sobre o assunto? Apresentaremos aqui o que você precisa saber sobre o assunto e, porque se aproveitar das inovações pode ser fundamental para o seu negócio. Vamos lá?

Tecnologia nos negócios – Por que é importante usar?

1 – Diminui os custos:

Diminuir custos é muito importante para qualquer empresa, afinal de contas, quanto menos a empresa gastar com produtos, mantendo a qualidade, maior será os lucros.

Além disso, utilizando as ferramentas certas a empresa consegue minimizar o custo em tarefas, já que pode automatizar alguns processos e deixar a sua equipe ser mais produtiva em ações que contribuem para o negócio.

Outro ponto positivo é a análise macro que a tecnologia pode gerar nos dados da empresa e assim entender onde o negócio está gastando mais, para ser possível reduzir custos.

Ademais, não podemos deixar de lembrar que existem ferramentas que ajudam na análise de dados, o que pode ajudar você a desenvolver estratégias que agreguem em mais vendas.

Por fim, um bom sistema de gestão te ajuda a identificar quais são os gastos excessivos, onde estão sendo desperdiçados recursos e como melhorar.

2 – Tecnologia nos negócios melhora a produtividade:

Image by senivpetro on Freepik

O aumento da produtividade é uma das coisas mais importantes que as empresas buscam, pois permite aumentar seus resultados seu aumento de custos. Quanto mais uma equipe é produtiva, maior poderá ser a margem de lucro.

Uma boa tecnologia consegue reduzir ou, em casos extremos, eliminar atividades manuais da equipe que podem ser feitas por ferramentas de automação, como, por exemplo, os famosos chatbots.

Os chatbots são uma ferramenta que simula uma conversa por texto com perguntas e respostas pré-definidas. Assim, sempre que um cliente ou lead vier perguntar algo, o bot consegue, sozinho, responder.

Porém, ele geralmente é utilizado em casos de problemas simples ou dúvidas básicas a respeito de um determinado serviço ou produto. Quando o atendimento for mais complexo, o atendimento será terceirizado para um humano.

Isso acontece também em casos de venda, onde o bot vai atender um lead em parte da jornada de compra. Neste caso, em comunicação com o lead, o bot pode ser programado para chamar o vendedor caso esse cliente queira comprar o produto.

Ou seja, o vendedor não vai precisar ficar ali o tempo todo. Ele pode realizar outros serviços e quando necessário o bot envia um alerta.

3 – Realiza a gestão de talentos:

Image by drobotdean on Freepik

A gestão de pessoas também ganha muito com a utilização de ferramentas ligadas a tecnologia. Uma das vantagens está na facilidade de análise desempenho da equipe, além das habilidades fundamentais para desempenhar uma função.

A utilização da tecnologia pode ser importante também na hora da realização de gestão de pessoas, realizando atividades como a análise de desempenho dos vendedores.

Além disso, a empresa também consegue buscar a partir de um processo de recrutamento e seleção, potenciais colaboradores de forma mais assertiva, pois, tem nas mãos as habilidades fundamentais para exercer as funções.

Outro aspecto interessante é a remuneração, pois, através de ferramentas, a empresa consegue entender o quanto está sendo pago por cada função e assim, valorizar a sua equipe. 

4 – Melhores decisões baseadas em dados:

Dashboard de clientes
Dashboard de vendas do Salescope BI

Ter o time certo para tomar as melhores decisões é muito importante para qualquer negócio. Entretanto, além de tomar a decisão, é preciso também decidir rápido, pois, quanto mais tempo passa, mais oportunidades se perdem.

Por outro lado, não adianta tomar decisões rápidas, mas erradas né? Sem embasamento nenhum, porque, claro, o tiro pode sair pela culatra. Com os dados, trazidos através da tecnologia, essa situação é minimizada.

Com a ajuda da tecnologia dos dados, você consegue ter em mãos, todas as informações que podem te ajudar na tomada de decisão da empresa.

5 – Armazenar dados em lugares confiáveis:

O armazenamento de dados é muito importante dentro de uma empresa, principalmente hoje em dia, com todas as leis que surgiram sobre a segurança de dados.

Além disso, quando armazenado, eles podem ajudar na empresa na tomada de decisão e fazer um estudo avançado do próprio cliente.

6 – Tecnologia nos negócios – Oferecer um atendimento Omnichannel:

Por fim, ter um atendimento Omnichannel na sua empresa é fundamental para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e assim, tornar a experiência dele, na sua empresa, muito melhor.

Entretanto, essa estratégia funciona somente com o uso da tecnologia, pois, ela integra todos os canais de comunicação na hora de atender e dar suporte ao seu cliente.

Portanto, quando um cliente entrar em contato com a sua empresa na loja física, ele não precisa ficar preso a apenas essa comunicação. Na verdade, com essa integração dos canais, ele pode voltar a entrar em contato com a empresa na loja online.

Assim, os vendedores que atenderão esse cliente, que irá se apresentar com um ticket ou mesmo com um e-mail, já terão todas as informações a respeito.

Desta forma, o cliente não precisa repassar todas as suas dúvidas e ouvir as mesmas respostas, começando um atendimento do zero. O processo, neste caso, começa a andar focado direto na venda.

A ideia central aqui é conseguir oferecer ao cliente um atendimento com menos perguntas e mais resultados. Ou seja, o foco é resolver o problema do cliente, seja tirando dúvidas ou comprando o produto.

No final, o cliente terá todas as dúvidas sanadas e mesmo que ele decida comprar na loja física ou online, a empresa irá ganhar de qualquer maneira.

Tudo isso, vai muito contra ao que se costuma ver em algumas empresas, onde o vendedor insiste em fazer o cliente comprar, mesmo se ele não estiver preparado para tal. Isso tende a acontecer porque a empresa planta a competitividade entre os canais, o que pode fazer com que ele perca clientes.

Tags: automação / bi / business inteligence / negócios / tecnologia

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