Como identificar clientes que compram com maior frequencia

Postado por Bruno Soares
7 de agosto de 2018

A frequência de compra de um cliente pode revelar muito sobre seu comportamento. Uma maior frequência pode significar:

  • Um cliente com maior potencial de diversificar os produtos comprados;
  • Normalmente são os clientes mais importantes em questão de faturamento;
  • Uma maior fidelização, que pode significar menor risco de se tornar inativo.

Por outro lado, clientes com menor frequência de compra podem ser mais suscetíveis a se tornarem inativos, portanto requerem maior atenção.

Neste artigo irei lhe ensinar a identificar os clientes com maiores e menores frequências de compra. Farei uso da ferramente Salescope Mapas. O Salescope Mapas de integra com todos os ERPs do mercado, e você pode baixar uma versão demonstrativa aqui.

Frequencia de compras por cliente

Após realizar o download, abra o Salescope Mapas e clique no módulo Vendas.

Módulo vendas

O módulo Vendas permite três formas de visualização: Mapa, Dashboard e Relatório.

Clique em relatório.

Relatório de vendas

O relatório gera uma listagem de todos os itens de seu ERP. Você pode gerar relatórios de produtos, grupos, representantes, cidades, entre outros. Em nosso caso, vamos gerar um relatório de clientes.

Selecione a opção Cliente.

Relatório de vendas por cliente

O Salescope Mapas irá gerar, em menos de um segundo, um relatório de todos os clientes de sua carteira. O relatório de clientes não se limita a apenas o nome dos clientes: ele também gera valores, indicadores de vendas (KPIs) e informações de contato. Dentre eles, você verá:

  • Valor, quantidade e rentabilidade total de cada cliente;
  • Quantidade de pedidos;
  • Ticket médio;
  • Valor médio por dia;
  • Valor e dias desde a última compra;
  • Endereço, telefone, email;
  • Dentre outros.

Para nossa análise de frequência, iremos utilizar a coluna “Compra a cada (dias)”.

Frequência de compra por cliente

A coluna “Compra a cada (dias)” calcula de quanto em quanto tempo, em média, o cliente realiza um pedido. Quanto maior esse número, menor é a frequência de compra, portanto, o cliente pode requerer uma maior atenção.

Você pode gerar esse relatório com filtros específicos. Por exemplo, você pode gerar um relatório dos clientes apenas de um Representante, e compartilhar o resultado com o mesmo por email.

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