Quem são meus clientes mais importantes, e quanto representam no meu faturamento?
26 de novembro de 2018
Neste artigo iremos identificar os 5% mais importantes clientes em termos de faturamento, e quanto representam do faturamento total de nossa empresa. Para isso, faremos uso da ferramenta de análises Salescope Mapas (download gratuito aqui).
Vamos começar
O Salescope Mapas possui o módulo Curva ABC, que categoriza seus clientes nas faixas A, B ou C, de acordo com o total em vendas.
Abra o Salescope Mapas e clique em Curva ABC > Relatório.
Caso ainda não esteja selecionado, marque a opção “Agrupar por classificação”.
O relatório irá lhe mostrar o percentual de faturamento de cada faixa da curva ABC. Por padrão, a curva ABC vem configurada para exibir os 20% maiores clientes na Classificação A.
Vamos alterar este valor para 5%: para isso, clique em “Configurar Curva ABC”.
Em Classe A, digite 5%.
Pronto. Em nosso exemplo, os 5% maiores clientes representam 57,08% do faturamento total da empresa.
Você pode identificar quem são os clientes clicando em “Exibir todos”.
Também é possível fazer análises restritas a conjuntos de dados. Por exemplo, para visualizar a curva ABC da carteira de um representantes específico, você pode adicionar um filtro com o nome do representante.
Por fim, clique em Curva ABC > Mapa e veja os clientes em um mapa interativo utilizando tecnologia Google Maps.