10 motivos para você utilizar um BI em sua empresa
28 de abril de 2022
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Porque devo utilizar um sofware de Business Intelligence em minha empresa? Neste artigo veremos 10 vantagens competitivas que um software de BI pode trazer para o seu negócio. Você vai se surpreender em como um software de BI pode trazer mais dinheiro, economia de custos e melhores estratégias para sua empresa.
1 – Conheça os números de sua empresa
No reality show americano “O Sócio”, o apresentador e bilionário Marcus Lemonis repete uma frase a todo empresário que participa do programa:
“Se você não conhece os números, não conhece sua empresa.”
E não é à toa: os números ditam a saúde, a prosperidade e refletem o resultado das ações tomadas na empresa.
E nesse ponto um software de BI é transformador, pois seu principal objetivo é apresentar os números de sua empresa, da forma que entregue o maior valor da forma mais rápida possível.
Quer um exemplo prático? Quanto tempo tomaria da sua equipe para montar um dashboard com as vendas do mês como a imagem a seguir?

Em um BI, esse dashboard é gerado menos de um segundo! E você ainda pode navegar entre outros meses, e aplicar filtros para visualizar apenas uma região, ou apenas o resultado e um vendedor.
A velocidade das análises é essencial: se você demora para gerar seus relatórios e navegar entre os números, sua linha de raciocínio pode ser interrompida. Por isso, um bom BI gera qualquer dashboard ou relatório em segundos, e é fácil e utilizar.
2 – Acompanhe os resultados de estratégias
Vamos imaginar alguns cenários:
- Sua equipe de marketing criou uma mega campanha para fidelizar clientes;
- Seus vendedores estão competindo por um prêmio para quem abrir mais clientes;
- Sua empresa lançou um novo grupo de produtos com investimento massivo em marketing.
Como medir se essas ações trouxeram o resultado esperado?
Um software de BI permite a você analisar descobrir tudo isso com poucos cliques. Veja como é simples ter essas respostas utilizando o Salescope BI:
Analisando a fidelização de clientes
O módulo Movimentação de Clientes permite analisar a quantidade de clientes perdidos com gráficos e relatórios. Uma campanha de fidelização visa diminuir essa evasão.
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Qual vendedor abriu mais clientes?
O módulo “Abertura de clientes” permite descobrir quantos clientes foram abertos por cada representante com apenas um clique. E você pode agrupar os resultados por mês, semana, ano ou qualquer outro período.

Já imaginou quanto tempo levaria para gerar apenas um desses relatórios com o Excel?
Acompanhar as vendas de um novo grupo de produtos
Uma das vantagens de trabalhar com BI é poder “filtrar” as informações, restringindo o escopo de suas análises. Acompanhar a evolução das vendas de um grupo de produtos se torna simples, combinando o poder dos filtros do Salescope com módulo Evolução de Vendas.

Note que o módulo gerou um gráfico, um relatório e até uma projeção de vendas futuras, utilizando inteligência artificial. Um BI leva o acompanhamento de suas vendas a um novo patamar sem paralelo em planilhas ou softwares de ERP.
3 – Identifique oportunidades
Sem dúvidas a experiência dos gestores e equipes de vendas são os pilares para a identificação de novas oportunidades de negócios, e um software de BI pode fornecer os números e informações para ajudar a alavancar essas oportunidades. Vejamos 2 exemplos:
Fidelização de novos clientes
O vendedor se esforçou para conquistar um novo cliente, e agora cabe à empresa fidelizá-lo para que realize boas compras por um longo período. Um software de BI lhe ajuda a entender quais produtos o cliente comprou e quais pode comprar, compará-lo com demais clientes da mesma região e acompanhar a evolução de seu ticket médio e frequencia de compras.
Aumente o ticket médio de sua carteira
A cada venda o representante pode consultar quais os produtos mais comprados pelo cliente, quais ele pode comprar, seu ticket médio e até a região em que ele se encontra no mapa, caso seja interessante uma visita presencial para aumentar as vendas.
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