Curva ABC: Exemplo prático com relatório e mapa
3 de maio de 2022
![](https://blog.salescope.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/04/curva-abc-de-paretto-1.png)
Curva ABC é uma metologia de análise que organiza seus clientes em três categorias, da “mais relevante” (classe A) para a com “maior quantidade” (classe C).
Veja como é fácil identificar seus clientes por faixas de classificação ABC utilizando um software de BI (business inteligence).
Relatório de Curva ABC de Clientes
Nesse exemplo, ao invés planilhas em Excel, utilizaremos o software de análises comerciais Salescope BI. Se você ainda não utiliza em sua empresa, baixe aqui uma versão gratuita.
Abra o Salescope BI, e clique no menu Desempenho > Curva ABC. O sistema irá gerar de forma automática um relatório de seus clientes de acordo com o total comprado por cada um.
![Relatório de curva abc de clientes](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-2-1024x814.png)
Você pode definir qual o percentual de clientes pertencerá a cada faixa ABC nas configurações na parte superior da tela.
![Percentuais das faixas ABC](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/04/image-69-1024x577.png)
É possível compartilhar o relatório por email, WhatsApp, Microsoft Team ou qualquer outro meio de comunicação.
Mapa de Curva ABC
Gostaria de ter uma visão mais espacial de seus clientes? O exclusivo Mapa de Curva ABC plota de forma automática todos os seus clientes no Google Maps, colorindo cada cliente de acordo com o total comprado por cada um.
![Mapa de curva ABC de clientes](https://www.salescope.com.br/wp-content/uploads/2022/05/image-26-1024x760.png)
As opções também permitem a você categorizá-los pela rentabilidade, quantidade de pedidos ou qualquer outro valor.
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